Qual a origem do canivete Suíço?

Saiba a Origem do canivete suíço e o que é aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do objeto, leia aqui!

Você certamente já ouviu falar sobre, mas você conhece a origem do canivete suíço? Embora hoje esteja um pouquinho fora de moda, o canivete suíço teve sua época de ouro em que todos queriam ter uma dessas peças.

Ainda hoje, ter um canivete suíço é sinal de status e pode ser realmente vantajoso, já que uma das coisas mais interessantes no canivete suíço é a variedade de ferramentas que ele possui. Venha descobrir qual a origem do canivete suíço e suas funções!

O que é o canivete suíço?

Se você quer saber a origem do canivete suíço, vamos antes conhecer bem no que esse canivete se diferencia de todos os outros. O canivete suíço é um objeto fabricado pela empresa Victorinox e Wenge, e o aspecto mais marcante deste canivete é que ele não tem apenas a clássica lâmina, mas uma variedade de pequenas ferramentas úteis para diversas situações.

O que é o canivete suíço
Fonte/Reprodução: original

Geralmente esse canivete conta com pelo menos duas lâminas, uma grande e pequena, uma lixa, uma chave de fenda pequena, descascador de fios, tesouras, abridor de garrafa e até pinça e palito de dente reutilizável.

Qual a origem do canivete suíço?

Vamos agora conhecer de fato a origem do canivete suíço. Bom, não é de se espantar que a origem do canivete suíço tenha se dado na Suíça, mais especificamente em uma parte na Suíça chamada de Schwyz, em 1891.

A origem do canivete suíço se deu após um criador de materiais cirúrgicos chamado Karl Elsener perceber que os canivetes utilizados pelos soldados suíços eram fabricados na Alemanha. Elsener então tentou criar uma alternativa nacional que pudesse ser utilizada pelos soldados locais.

O canivete de Elsener finalmente veio à tona alguns anos depois, porém era mais caro que o seu rival alemão. Para piorar, uma empresa de um militar chamado Wenge foi criada com o mesmo intuito de produzir canivetes nacionais para os soldados suíços. Sem ceder às dificuldades, criando canivetes cada vez mais aprimorados, Elsener finalmente criou uma versão do seu canivete que tinha tantas funções que valia o seu preço.

O canivete de Elsener, junto com os de Wenge, foram adotados como padrão pelos militares da Suíça. Quando a mãe de Elsener morreu, o inventor decidiu usar seu nome, Victoria, como nome de sua marca. Ao ser herdada pelos seus filhos, a empresa Victoria começou a se chamar Victorinox.

Em 2015, a empresa Victorinox acabou comprando sua rival Wenge, e adotou o nome composto de Victorinox e Wenge, existente até hoje.

Como é o canivete suíço?

Aprendemos a origem do canivete suíço, e desde suas primeiras formações um dos maiores diferenciais do produto é seu tamanho pequeno, porém bastante prático. O canivete suíço tem um uso muito mais abrangente como ferramenta do que como um canivete de defesa ou ataque, sendo mais fácil de carregar.

Como é o canivete suíço
Fonte/Reprodução: original

Diferente de muitos canivetes, o canivete suíço também tem ferramentas em suas duas extremidades, algo que foi uma criação do próprio Elsener e, na época da criação, uma verdadeira revolução no mercado. Um aspecto clássico dos canivetes Victorinox e Wenge é também o brasão em cruz da Suíça que é um emblema do objeto.

Como é feito o origem canivete suíço?

Embora hoje, com toda a tecnologia, o canivete suíço passe por uma linha de produção quase toda automatizada, ele ainda é um objeto montado manualmente, peça por peça em suas linhas finais de montagem. Esse é um dos diferenciais do canivete e, que explicam o seu custo realmente elevado.

Você já conhecia a história de origem do canivete suíço? Mesmo hoje longe da sua época de maior moda, o canivete suíço segue sendo um objeto de luxo e repleto de funcionalidades.

Deixe um comentário