Conheça a Origem do Caju e todo o seu potencial econômico aqui no origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Caju leia aqui!
Doce de caju, puro, com cachaça e também em tortas e bolos. Após experimentar, o verão sem caju não tem mais a mesma graça e vai querer para sempre no seu cardápio. De origem dos povos nativos do Nordeste, o caju é cada vez mais estudado e inserido na dieta de pessoas que vem fora da região nordestina.
A seguir, você saberá um pouco mais sobre o cajueiro. Acompanhe, portanto, este artigo até o final.
Qual origem do caju e o significado de seu nome?
Quem passa o verão na região Nordeste sabe que este período é cheio de caju nas árvores e sem contar ser uma ótima oportunidade para experimentar esta iguaria. O cajueiro é uma árvore nativa do Nordeste e gera frutos conhecidos como caju, que seu nome tem origem da língua tupi e significa “noz que se produz”.

A noz em referência é a castanha do caju, o verdadeiro fruto da árvore. Como assim? Vamos explicar melhor sobre a composição alimentar no próximo tópico.
O caju é um fruto ou pseudofruto?
Quem estuda botânica na biologia sabe que o verdadeiro fruto do caju é a castanha e existe uma explicação científica por trás disso. O fruto, a castanha, surgiu a partir do ovário da flor do cajueiro, que tem o objetivo de proteger as suas sementes. Assim, a parte da planta que desenvolve a polpa amarelada ou avermelhada é o pedúnculo.
Quais são os nutrientes do caju?
Por ser um fruto tropical, o caju é rico em vitamina C. Por isso, ele é o aliado para o sistema imunológico, protegendo as doenças infecto contagiosas e cicatrização. Além disso, é rico em sais minerais, como o zinco e ferro.
Outros minerais encontrados na polpa são o cálcio, fósforo e o cobre. Além disso, ele possui aminoácidos que ajudam na perda de peso e é um energético natural para as atividades físicas. Ou seja, você precisa adicionar o caju no cardápio de sua dieta.
Qual a importância econômica do caju no Brasil?
Como é uma árvore nativa no Nordeste, obviamente os maiores produtores vêm de quatro estados do Nordeste: Ceará, Piauí, RN e Bahia. Sem contar que gera 250 mil empregos.
Qual o estado com maior plantação de caju no Brasil?
Conforme os dados do Ministério da Agricultura, afirma que o estado do Ceará é o maior produtor de caju. Atualmente, estima-se que os cearenses produzem 66,3 mil toneladas por ano.
As cidades cearenses que mais produzem são Beberibe, Bela Cruz, Ocara, Cruz e Cascavel.
Onde fica o maior cajueiro do mundo?
Existe uma categoria de cajueiro que pode ocupar quarteirões inteiros. É o caso do Cajueiro de Pirangi, no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte. A árvore cobre uma área de cerca de 8500 metros quadrados e equivale a 70 plantas do mesmo porte.
Além disso, produz até 80 mil cajus na safra e entrou para o Guiness Book. A sua soberania está ameaçada, pois há um cajueiro localizado no estado do Piauí, que se considera maior que o potiguar. O governo piauiense está estudando para comprovar que seu cajueiro é formado por um único pé.
Voltado a falar do cajueiro potiguar, ele é aberto para visitação aos turistas, onde possui um mirante que pode ter uma bela vista da praia e também observar o cajueiro por cima.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a origem do caju, compartilhe este texto para quem gosta deste fruto que é a cara do verão.
1 comentário em “Já conhece a origem do caju: descubra isso, potencial econômico e suas curiosidades”