Qual a origem do brigadeiro e como fazer o melhor?

A origem do brigadeiro vem de um momento curioso, relacionado a uma campanha presidencial, 1945, onde mulheres batizaram esse doce em homenagem ao cargo da Força Aérea de um dos candidatos.

O brigadeiro, doce tipicamente brasileiro, é um feito com leite condensado, chocolate e manteiga. Sua versão para festas pode ser enrolado em granulados, que oferecem um charme a mais para este doce que é uma sensação popular.

Qual a origem do Brigadeiro?

Os livros de culinária afirmam que as mulheres começaram a vender este doce em comícios de um candidato à presidência, Eduardo Gomes, em 1945, que também era Brigadeiro da Força Aérea.

Qual a origem do Brigadeiro
Fonte/Reprodução: original

Este fato, inclusive, aconteceu durante a primeira eleição nacional em que as mulheres puderam ter o direito ao voto. Em homenagem ao candidato, o doce foi chamado de brigadeiro.

Quem inventou o doce de brigadeiro?

O nome da mulher que criou a origem do brigadeiro é Heloísa Nabuco de Oliveira, que fazia parte de uma família considerada tradicional no Estado do Rio de Janeiro. A família carioca apoiava a candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes, por isso, criaram o doce em homenagem ao político.

Quem inventou o doce de brigadeiro
Fonte/Reprodução: original

A má notícia é que o doce não foi suficiente para angariar votos, e Eduardo Gomes foi derrotado nas eleições. Mas, a boa notícia foi que o doce se tornou tão famoso que atravessou as fronteiras do Rio de Janeiro e ganhou o coração de todos os brasileiros.

Como é feito um brigadeiro?

Antes, quando se deu a origem do brigadeiro, ele era feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate. Hoje, a receita é um pouco diferente, pois leva:

Ingredientes para fazer um brigadeiro
Leite condensado;
Chocolate;
Manteiga.

Pode-se acrescentar granulados para dar um toque especial, especialmente em festas infantis.

Algumas ideias para fazer Brigadeiro

Agora que entendemos a origem do brigadeiro, que tal inovar a receita e criar novas combinações? Confira!

Brigadeiro de Oreo

Esta versão de brigadeiro é bem simples de fazer: ao invés de adicionar chocolate, amasse bolachas “Oreo” e leve ao fogo para obter um delicioso brigadeiro.

Brigadeiro de coc

O brigadeiro de prestígio também é famoso, além de ser bastante fácil de fazer, basta adicionar coco ralado a receita clássica de brigadeiro. O resultado é um doce crocante e suave!

Brigadeiro dois amores

Para fazer este brigadeiro é simples: faça uma receita de brigadeiro clássica e outra apenas com leite condensado e leite em pó. Depois misture tudo, fica uma delícia!

Brigadeiro surpresa de uva

Enrole o brigadeiro clássico e coloque uma uva sem caroço dentro. O resultado é uma explosão de sabores!

Brigadeiro de paçoca

Basta misturar leite condensado, manteiga e paçoca. O preparo é super fácil, e o resultado é um docinho com sabor de festa junina!

Brigadeiro de biomassa de banana

Este brigadeiro será ótimo para quem quer seguir uma dieta livre de açúcar. Para fazê-lo, é só misturar a biomassa de banana com cacau 50%. O resultado é um doce que poderá ser consumido sem culpa, livre até para diabéticos.

Agora que você já sabe que a origem do brigadeiro, o docinho mais amado do Brasil, tem sua criação pautada na história da política brasileira, que tal juntar os ingredientes e fazer agora mesmo o brigadeiro para saborear esta sobremesa após o almoço?

Apenas se lembre de consumir doces ricos em açúcar, como o brigadeiro, em quantidades equilibradas e adequadas, a fim de manter uma alimentação saudável.

Deixe um comentário