O boxe é um dos esportes mais conhecidos do mundo, porém, poucas pessoas conhecem a origem do boxe.
Assim, para entender mais sobre esse esporte, sua origem e outras curiosidades, siga com a leitura deste conteúdo. Confira!
O que é boxe e qual a sua origem?
O boxe, também chamado de pugilismo, é uma prática esportiva e uma arte marcial que envolve golpes usando as mãos. O que poucos sabem é que a origem do boxe data desde o Egito antigo e séculos depois na Grécia.

Durante os séculos XVIII e XIX, a prática foi popularizada na Inglaterra, onde passou por inúmeras mudanças, foram criadas regras específicas e oficializado como esporte no ano de 1867 com as chamadas Regras de Queensberry.
Quais são os seus objetivos?
Os objetivos foram mudando desde a origem do boxe, hoje consistem que um dos participantes nocauteie o outro. Sendo que existem duas formas de nocaute, conhecidas como nocaute, quando o oponente fica inconsciente e vai ao chão, e nocaute técnico, quando o oponente está atordoado e machucado o suficiente a ponto dele desistir ou do juiz interromper a luta.
Ao contrário de outras modalidades de luta, no boxe é preciso ficar em pé, ou seja, quando o oponente vai ao chão. Não é permitido o chamado Ground & Pound, que consiste em montar no adversário e golpeá-lo. No boxe, a luta se encerra quando o oponente cai no chão e permanece caído por 10 segundos.
Como é praticado?
Desde a origem do boxe, a sua prática mudou, porém, desde que foi padronizado, o boxe é praticado em um ringue quadrado com seus lados medindo cerca de 6,10 m. Onde os participantes irão normalmente por no máximo 12 assaltos, ou rounds, de três minutos cada. Com algumas exceções, como as olimpíadas, onde são apenas três rounds.
Quais são as suas principais regras?
Apesar de serem bem claras hoje em dia, na origem do boxe não existiam regras muito bem definidas. Mas hoje, são padronizadas e consistem em apenas permitir golpes com as mãos, sem o uso de cotovelos, chutes ou joelhadas.
Estes golpes só podem atingir acima da cintura, caso contrário, será considerado um golpe baixo, que resultará em uma advertência para quem cometeu, ou até mesmo desclassificação.
Qual a sua história?
Historiadores estipulam que a origem do boxe como uma forma de esporte ou entretenimento, existe desde as civilizações antigas, antes mesmo dos gregos e egípcios. Que chegaram a adotar a prática e a incorporá-la em competições e campeonatos, mas eram feitos sem regras muito bem definidas e sem a separação por peso e altura, conforme visto hoje.

Desde antes da origem do boxe, a humanidade já promovia a prática de lutas corporais como forma de esporte ou até de filosofia, como as artes marciais. Desde então, o boxe se tornou um dos esportes mais conhecidos e respeitados, sendo homenageado em filmes, séries, músicas, quadrinhos e em desenhos animados.
As modificações e adaptações da prática geraram novas variações que convergiram para a origem do boxe chinês, conhecido como Sanshou ou Sanda, o boxe tailandês, também chamado de Muay Thai, o francês, conhecido como Savate. E o Kickboxing, que surgiu no Japão como uma mistura de Karatê e boxe.
Com este conteúdo, você conheceu a origem do boxe, assim se quer saber mais sobre a história de outros esportes ou a origem de diversos acontecimentos e objetos, continue navegando em nosso site!