Descubra a Origem do bolo de macaxeira e o motivo de ser tão bom aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do bolo de macaxeira leia aqui!
A origem do bolo de macaxeira vem da tradição indígena e da colonização do Brasil pelos portugueses, pois ao perceberem que a mandioca era de fácil plantio e de vasta utilização na culinária, os colonizadores viram nela uma forma de nutrir o seu povo com este cereal hoje tão consumido na região do norte-nordeste.
Qual a origem do bolo de macaxeira?
Acredita-se que a origem do bolo de macaxeira resultou da fusão entre os conhecimentos dos indígenas, que conheciam as propriedades deste cereal, e dos colonizadores, que sabiam fabricar diversos bolos e tortas europeias.

O resultado foi fenomenal: um bolo totalmente sem glúten, feito sem presença de farinha de trigo, super nutritivo e com sabor agradável.
Não apenas como bolo de macaxeira, mas a mandioca por si só é muito utilizada em diversas receitas, como tapioca, beiju, farinha de mandioca, dentre outras.
Como o bolo de macaxeira é conhecido no Brasil?
Há vários nomes utilizados hoje em dia para identificar a macaxeira, pois desde a origem do bolo que há uma diferença, principalmente, entre o público do sudeste e nordeste, de se referir a este cereal.

No sudeste ele é chamado bolo de mandioca, de aipim, dentre outros vários nomes. Já na região nordeste, a maioria costuma utilizar a designação apenas de bolo de macaxeira.
Por que o bolo de macaxeira é tão delicioso?
O sabor do bolo de macaxeira é excepcional, e isto se deve a massa consistente, gelatinosa, com uma textura única, diferente de qualquer outro bolo. É isto que torna essa receita tão deliciosa!
Algumas receitas de macaxeira
Agora que aprendemos sobre a origem do bolo de macaxeira, é hora de aprender como fazê-lo, desde o bolo clássico, até uma receita mais elaborada e moderna:
Receita clássica de bolo de macaxeira
Você precisará destes ingredientes:
- 1 kg de macaxeira, descascada, lavada e ralada;
- 1 coco grande ralado;
- 4 ovos;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 800g de açúcar refinado;
- 1 colher de café de sal.
Agora o modo de preparo:
Com um ralador, rale a macaxeira. Depois raspe o coco e misture bem. Bata os ovos, acrescente o sal, o açúcar, a manteiga até virar um creme. Misture este creme com a macaxeira. Em seguida, passe no liquidificador e bata até virar uma pasta grossa.
Unte uma forma de bolo com manteiga, depois polvilhe com farinha de trigo e asse em forno a 180 graus, por 1 hora. Agora espere esfriar e sirva em seguida!
Pudim de mandioca
Para fazer esta deliciosa receita você irá precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de mandioca crua ralada, lavada, descascada;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 caixa de leite integral;
- 1 vidro de leite de coco;
- 3 unidades de ovo;
- 1/2 xícara (chá) de açúcar;
- 1 colher (chá) de erva-doce;
- 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado(s).
O modo de preparo é super fácil:
Com a mandioca previamente lavada, higienizada, descascada e ralada, misture todos os demais ingredientes com o auxílio de uma batedeira ou liquidificador. Coloque em uma forma untada com canela e asse em 180 graus por 20 minutos.
A origem do bolo de macaxeira é um marco para a história do povo brasileiro, pois é uma receita que teve sua criação em um momento importante para a nossa existência enquanto nação. Então, que tal fazer agora mesmo essa receita para um café da tarde, ou quem sabe para uma refeição mais saborosa como a sobremesa após o almoço?
1 comentário em “Entenda qual a origem do bolo de macaxeira e porque ele é tão delicioso”