Entenda qual a origem do bolinho de chuva e como fazer ele fofinho

Conheça a Origem do bolinho de chuva e como é feito aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do bolinho de chuva leia aqui!

O bolinho de chuva é um quitute que ativa memórias afetivas em muitas pessoas. Por ser muito conhecida como uma receita tradicional das avós, muitos de nós passamos a infância consumindo o bolinho de chuva.

Mas você sabe a origem do bolinho de chuva e tudo sobre ele? Então hoje apresentaremos todos os detalhes sobre esse quitute tão tradicional e saboroso.

O que é um bolinho de chuva?

Sua receita, feita com basicamente farinha de trigo, ovo, leite e fermento é bem semelhante com a dos bolos tradicionais, o que muda é seu formato e o modo de preparo, que não vai ao forno e sim é frito em óleo quente.

O que é um bolinho de chuva
Fonte/Reprodução: original

Seu formato é de bolinhas e para finalizar, passamos os bolinhos em uma mistura de açúcar e canela em pó, garantindo um sabor ainda mais gostoso. Algumas pessoas optam por recheá-lo, garantindo um sabor ainda melhor.

Qual a origem do bolinho de chuva?

Assim como muitos de nossos pratos, o bolinho de chuva veio de Portugal. Mas ao contrário de muitos outros, se popularizou no Brasil por causa do Sítio do Pica Pau Amarelo. A famosa cozinheira do programa, tia Anastásia, sempre fazia bolinho de chuva para as crianças.

Essa é uma receita que se parece muito com os sonhos vendidos em padaria, que também é um doce português. Também conhecido como bolinho das negras, por terem sido preparados para as escravas, era um costume servi-los durante a tarde.

Por que o nome bolinho de chuva?

Diversas lendas rondam a origem do nome bolinho de chuva. Uma das histórias mais famosas, é que para manter as crianças dentro de casa nos dias chuvosos, as mães e avós faziam bolinhos para que elas ficassem felizes.

Como é feito o bolinho de chuva?

A receita do ​​bolinho de chuva é extremamente fácil e rápida de ser feita. Utilizando poucos ingredientes, você basicamente mistura tudo até obter uma massa homogênea e cremosa. Então é só aquecer bem o óleo e jogar colheradas da massa no óleo para fritar.

Receita de como fazer o bolinho de chuva fofinho

Para deixar sua tarde ainda mais saborosa e aconchegante, você vai precisar de ovos, açúcar, manteiga, fermento em pó, leite e farinha de trigo. Além do óleo para fritar os bolinhos em imersão e açúcar e canela para polvilhar.

Receita de como fazer o bolinho de chuva fofinho
Fonte/Reprodução: original

Uma dica para deixar seus bolinhos fofinhos, é na hora de misturar os ingredientes, intercalar a farinha e o leite, fazendo com que a massa ganhe a consistência perfeita. O ponto ideal da massa é uma massa cremosa, nem tão grossa e nem tão líquida. Caso seja a primeira vez que você faz a receita, vale realizar testes jogando um pouquinho da massa no óleo quente para conseguir acertar o ponto.

Caso sobre massa, jamais armazene, pois ela estraga com facilidade. Frite todos os bolinhos e guarde para depois ou você pode distribuir para pessoas próximas.

Acompanhamentos para o bolinho de chuva

Apesar de ser consumido sozinho na maioria das vezes, o bolinho de chuva também pode receber um upgrade e alguns acompanhamentos que deixam ele ainda mais saboroso. Algumas pessoas colocam já na massa do bolinho, pedacinhos de banana. Mas outras preferem molhar o bolinho em doce de leite, brigadeiro ou até mesmo Nutella.

Essa é uma receita extremamente saborosa, que pode ser consumida tanto quentinha, quanto no dia seguinte. O importante é armazená-la em um pote fechado para que se mantenha macio e com o sabor único.

1 comentário em “Entenda qual a origem do bolinho de chuva e como fazer ele fofinho”

Deixe um comentário