Há muto tempo se deu a origem do bodyboard que se modificou ao longo dos anos. É um dos esportes radicais mais bem vistos atualmente, que muitas pessoas praticam e veem como um diferencial de modalidades já consagradas na mesma área.
O que é bodyboard?
A prática de bodyboard acontece quando o participante se deita de bruços na prancha e a controla para nadar no sentido da areia. Não possui grande velocidade, o que permite aos atletas terem um resultado mais eficaz em suas disputas.

O termo bodyboard significa prancha de corpo, pois aqui no Brasil é a maneira como caiu no linguajar popular. No entanto, o ideal de nos referirmos ao esporte é falarmos “bodyboarding”, principalmente se estivermos no exterior.
Se você não tem um excelente equilíbrio na prática de surf, por exemplo, o bodyboard é mais interessante ser feito, justamente porque não te obriga a se levantar e ter um excelente controle motor nas pernas para conduzir a prancha pelas ondas. Veja como foi a origem do bodyboard e onde aconteceu:
Qual a origem do bodyboard?
O seu início ocorreu na Polinésia com ajuda das Alaia Boards feitas de madeiras chamadas koa. Era um estilo de surf diferente, conhecido por James Cook, um capitão recém-chegado ao Havaí durante o período de 1778, que registrou estas informações.
Saiba que a origem do bodyboard que conhecemos atualmente veio pelas mãos de Tom Morey, em 1971, que construiu novos modelos de placas, ou melhor, pranchas Alaia. Agora possuíam madeira de alta qualidade ou fibra de vidro para serem utilizadas na confecção.
Tom, que vivia pelo Havaí, especificamente em Kailua, desenvolveu uma prancha interessante ao trabalhar com faca elétrica, pedaços de jornal, espuma e ferro quente. O corte realizado em 45º graus lhe permitiu utilizar o instrumento para surfar na praia logo após finalizar o trabalho de origem do bodyboard há mais de 50 anos.
Qual a diferença entre bodyboard e surf?
O bodyboard acontece com o praticante deitado em sua prancha que a conduzirá até a areia da praia e em baixa velocidade. O surf faz com que o surfista fique de pé na prancha e passe por ondas fortes, onde algumas tendem a ser mais fechadas, perigosas e até mortais.
A origem do bodyboard fez com que muitas pessoas confundissem as duas práticas por serem realmente muito parecidas. Claro, elas têm as suas características mas o surf é totalmente radical e, na maioria das vezes, arriscado.
Qual a melhor forma de aprender bodyboard?
Agora que sabemos a origem do bodyboard, a prática do esporte é feita, inicialmente, com a remada que exigirá de você muita prática no começo. É o passo principal para se deslocar pela água e garantir que consiga ter uma boa movimentação no mar.

Note que quanto mais água você remar maior será o aumento da sua velocidade. Acontece que você precisa estar preparado para entrar nas ondas, sair e descer por elas deitado na prancha e sem cair.
Para conseguir aprender a modalidade, o ideal é sempre trabalhar com ajuda de um professor especializado no esporte. Garantirá que os seus resultados melhorem e em questão de pouco tempo terá uma técnica própria no bodyboard.
Agora que você aprendeu sobre a origem do bodyboard, por que não iniciar esta modalidade esportiva e se divertir neste verão intenso e cheio de oportunidades?