A origem do Bobsled aconteceu há muito tempo e se tornou uma das maiores competições de inverno já realizadas. Se você não conhece, nem sabe que esporte seria este, falaremos a seu respeito abaixo:
O que é um bobsleigh?
O Bodsled é um esporte praticado no gelo e com ajuda de trenós conduzidos por dois ou quatro participantes. Já a pista, é totalmente artificial mas não é o que tira todo o radicalismo da prática, visto que os trenós chegam facilmente a 150 km/h.

É um tipo de esporte muito comum e facilmente visto em períodos olímpicos de neve. O que muitos espectadores não observam ou não prestam atenção é que o tempo dentro do esporte é o que mais conta aos atletas. Até 1 milésimo de segundo devagar para empurrar o trenó fará com que a equipe fique para trás.
A condução deve ser perfeita do começo ao fim, não pode passar por erros e é justamente um dos principais motivos para que os atletas treinem tanto para não sofrerem acidentes graves.
Qual é a origem e a história do bobsleigh?
O período de origem do Bobsled aconteceu perto do final do século XIX, quando se usava as ruas para disputarem o esporte. A sua história começa pelos Alpes suíços em que as pessoas tinham como referência o local para praticarem.
Somente em 1902, anos após a origem do Bobsled é que criaram uma pista própria ao bobsleigh. Mas não foi exatamente a demora de criação de um ambiente próprio que fizeram com que homens e mulheres não participassem do esporte.
Em 1898, uma equipe com três homens e duas mulheres competiram tempos após a origem do Bobsled, que não era nada seguro às pessoas. Devido à grande procura pública e por inúmeros acidentes, o serviço de turismo suíço optou por criar a pista.
Como funciona um bobsleigh?
Agora que você sabe sobre a origem do Bobsled, este trenó é movido com um push pelo breakman que entra rapidamente no trenó e o piloto conduzirá o “carrinho”, enquanto os responsáveis por brecar ficam encarregados de frear em algumas curvas, ou utilizar o freio a fim de manter a velocidade.
Claro, não é apenas pilotar o bobsled e frear quando necessário. Os atletas precisam conhecer a pista, entender como cada curva ocorre para evitar acidentes e não perderem agilidade.
O que diferencia a origem do Bobsled com a prática atual, é que se usa muito hoje em dia o cronometro a fim de comparar a velocidade das equipes e o tempo gasto até chegarem na linha final. É comum que as corridas aconteçam até 4x a fim de saber quem teve o menor tempo para constatar o vencedor.
Quais são as regras do bobsleigh?
Agora que você aprendeu sobre a origem do Bobsled, saiba que dentre as suas regras temos o peso dos atletas. Não podem passar de 390 kg em disputas com dois homens, e para duas mulheres até 340 kg. É muito importante ter capacetes, uniformes e sapatilhas.

A pista em que os participantes disputarão a modalidade precisa estar regulamentada e ter a devida segurança para evitar que ocorram incidentes graves. Somente haverá a disputa caso tudo esteja dentro dos conformes estabelecidos.
Quais são os perigos do bobsleigh?
O trenó pode sofrer com batidas graves e gerar acidentes sérios, que é comum acontecer se a pista não estiver dentro do padrão exigido. Pode ocorrer batidas severas se a velocidade não for muito bem controlada pelo breakman que desconheça da pista.
No entanto, por ser uma prática com alta vistoria por parte da federação, os riscos são diminuídos e junto aos treinamentos dos atletas se evita os acidentes mais graves, diferente do que soubemos durante a origem do Bobsled que era cheia de incidentes.