A origem do Biribol aconteceu realmente há anos, mas fez com que muitas pessoas aderissem à prática e recorressem ao esporte nos tempos mais quentes. É divertido, garante que o corpo se movimente frequentemente e melhora a saúde do organismo.
O que é Biribol?
Saiba que o Biribol é um esporte aquático em que as equipes disputam entre quatro sets para ver quem sairá vitorioso. É uma prática muito parecida com o vôlei de piscina pois conta com uma bola e rede, mas que tem diferenças nas regras e pode ser praticado por qualquer pessoa, mesmo que não saiba nadar.

O que chama atenção dos participantes, a respeito do último ponto mencionado bem acima, é pela falta da exigência de saber nadar, diferente do que vemos em esportes aquáticos similares. A profundidade da piscina é de 1 metro e 30 centímetros, e mesmo as pessoas baixinhas conseguem jogar.
Esta é uma fuga interessante a quem procura por modalidades que ajudam o corpo a ganhar mais resistência na água, que seja mais intensa e ajude na mobilidade. Veja a origem do Biribol e onde surgiu:
Qual a origem do Biribol?
Dario Miguel Pedro, professor paulistano, foi o responsável pela origem do Biribol no Brasil nos anos 60. E sim, é um esporte totalmente brasileiro, não veio de outro país trazido por estrangeiros como já acostumamos a ver.
O seu nome inicial era de vôlei de piscina e se transformou em Biribol, porque o nome da cidade de origem de Dario era Birigui. Neste meio tempo, o esporte passou por inserção de regras para a prática e fez com que se tornasse completo, como conhecemos atualmente.
É um esporte realmente perfeito para ser praticado durante os dias mais quentes do ano, o verão. Você se refresca na água, se diverte com a sua equipe e aprenderá pessoalmente como funciona o Biribol.
Como se joga Biribol?
Após sabermos a respeito da origem do Biribol, saiba que o jogo tem período de quatro sets de 21 pontos. Ela ocorre em uma piscina retangular de 8 metros por 4, que será obrigatoriamente dividida. A divisão pela piscina será feita com ajuda de uma rede presa em dois pilares inseridos em sua beirada.
Já a altura da rede, será completamente diferente aos homens (2,62 m) e às mulheres será de 2,40. Estas mesmas equipes precisarão apenas de 4 a 8 jogadores (os outros 4 ficam de reserva). Haverá o técnico, assistente, preparadores físicos e massagista à disposição dos atletas.
Qual a importância do Biribol?
Entender a origem do Biribol fará com que você trabalhe mais com o corpo porque faz com que todo músculo corporal seja ativado durante uma movimentação intensa. Ajuda, principalmente, no setor psicossocial, pois as estarão inseridas em um ambiente lúdico que as farão interagir com gente nova.

Veja que o Biribol é um esporte verdadeiramente indicado para se ter uma vida mais ativa, longe de doenças e garantir boa saúde. É um dos mais importantes atualmente, por garantir que as pessoas não trabalhem somente com os braços ou pernas.
Por que o Biribol é um esporte tão popular?
Desde a origem do Biribol, muitas pessoas o praticam como forma de fugirem da hidroginástica ou natação e porque gostam de vôlei. Acontece que, por causa do verão e das altas temperaturas, muitas pessoas preferem fugir das quadras que realmente esquentam muito para ficarem nas piscinas.
Corrobora para o relaxamento mútuo, diversão, concentração e senso de equipe será mais explorado. Se você nunca jogou e nem conhecia a origem do Biribol, recomendamos que tire um tempinho para se aventurar no esporte.