Origem do Beisebol: o que é e por que se tornou um esporte popular?

Nunca ouviu falar sobre a origem do Beisebol? Saiba que este é um esporte muito popular em outros países da América do Norte e da Ásia, mas aqui no Brasil é pouco discutido e apresentado. Se você não sabe nada a respeito, falaremos o que ele é:

O que é beisebol e qual a sua origem?

Este é um esporte entre equipes em que usam uma bola e taco na disputa, se tornou popular, de fato, mas gera controversas quanto a origem do Beisebol porque há quem diga que foi criado na Inglaterra. No entanto, existem pessoas que falem que o responsável pela origem seja Abner Doubleday.

O que é beisebol e qual a sua origem?
Fonte/Reprodução: original.

Acontece que a origem do Beisebol, não como conhecemos, já ocorria pela Inglaterra em meados de XVIII mas com outro nome: rounders. É possível que alguns dos imigrantes ingleses que se instalaram nos Estados Unidos tenham levado o esporte ao país e por lá se popularizou após Abner o ter “criado”.

Junto de Doubleday, haviam um homem chamado Alexander Cartwright, que corroborou na criação de regras do esporte. É graças a ele que o beisebol se tornou realmente prático de jogar e que, inevitavelmente, caiu no gosto das pessoas da época.

Quem jogou beisebol pela primeira vez?

O pai adotivo e responsável pelas regras após a origem do Beisebol, Cartwright desenvolveu uma equipe chamada Knicker Base Ball Clube of New York. Dessa forma, a primeira partida considerada oficial aconteceu em 1846.

A respeito da origem do Beisebol profissional, este veio tempos depois, já em 1871, que se chamava Associação Nacional de Beisebol Profissional. As ligas de times, chamada de National League, foi criada em 1876 e possuía cerca de 9 clubes.

Uma característica curiosa é que em 1901, surgiu a American League Professional Base Ball Clubs, uma rival da National League que já era antiga, renomada e tinha os seus próprios clubes à disposição.

Como se joga beisebol?

Agora que sabemos sobre a origem do Beisebol, o esporte exige-se o lançamento da bola pelo arremessador e o batedor adversário fica a cargo de a rebater com seu bastão. Na parte traseira do batedor está o apanhador de bolas da outra equipe, que fica responsável de pegar o objeto.

Como se joga beisebol?
Fonte/Reprodução: original.

Caso o batedor tenha a sorte de atingir a bolinha arremessada, correrá pelas bases do campo que são quatro, a fim de marcar 1 ponto a sua própria equipe. Inclusive, se este mesmo jogador rebater bola afora do estádio, será o movimento de Home Run que gera mais 1 ponto.

Qual o time de beisebol mais vitorioso?

O New York Yankees, desde a origem do Beisebol, são considerados os maiores vencedores do esporte. Somam, ao todo, cerca de 27 títulos tanto na World Series quanto na MLB.

Não pense que a vida do clube NY Yankes sempre foi feita de vitórias. Eles ficaram um longo período sem vencer absolutamente nada, ou seja de 1953 foram ganhar novos títulos apenas entre 1977 e 1978.

Por que o beisebol é um esporte popular?

Por conta da origem do Beisebol, questões históricas, sociais e da maneira com a qual foi inserido no meio esportivo, as pessoas enxergaram-no como uma verdadeira inovação no esporte. Ele tem um senso de união entre os membros de suas respectivas equipes e foi passado de geração.

Não é à toa que você vê diversos filmes americanos e enxerga de longe no quarto de personagens as luvas, tacos e até as bolas do beisebol. Muitos têm as camisetas de seus respectivos clubes do coração e praticam o esporte regularmente.

1 comentário em “Origem do Beisebol: o que é e por que se tornou um esporte popular?”

Deixe um comentário