Origem do Basquete: quem criou e quais são as regras?

Não conhece como foi a origem do Basquete, o motivo para ser tão popular e o porquê tantos americanos amam o esporte? Explicaremos a você sobre o criador, as regras e qual a altura mínima para se atuar no basketball.

O que é e qual a origem do basquete?

O basquete é uma modalidade esportiva que conta com times que atuarão em uma quadra com uma bola alaranjada, redonda, feita para a modalidade. A origem do Basquete, por sua vez, ocorreu pelas mãos de um professor canadense de Ed. Física.

O que é e qual a origem do basquete
Fonte/Reprodução: original

A aparição da modalidade aconteceu porque os Estados Unidos, sofria com o seu famoso inverno intenso, e sem grandes opções do que fazer no período, o professor optou por criar um esporte diferente do futebol. Ele não queria nada que fosse realmente violento, pois buscava por coletividade e assim o fez durante suas aulas.

É justamente em 1892 que a origem do Basquete realmente ocorre. Haviam 200 telespectadores na quadra, e os times atuavam em prol da vitória. O que nos chama atenção é que o basquete feminino aconteceu poucos anos mais tarde, em 1896. Veja:

  • 1° partida entre mulheres acontece em 1896;
  • Em 1896, o esporte é apresentado aos brasileiros por Augusto Louis.

Curioso sabermos sobre estas informações, concorda? Principalmente porque o futebol que conhecemos e é o mais famoso e jogado no mundo, não era permitido ao público feminino e levaram anos para que se houvesse a primeira partida entre mulheres, diferente do basquete.

Quais são as regras do basquete?

A principal regra desde a origem do Basquete é a de encaçapar a bola no cestão adversário. O time que realizar maior quantidade de pontos sairá como vencedora, porém para chegar a este final desejado, precisam se atentar quanto ao número de faltas.

Quais são as regras do basquete
Fonte/Reprodução: original

Note que nas partidas de basquete não são permitidas faltas superiores a 5. Se o atleta não seguir a regra exigida estará totalmente fora da disputa, visto que as partidas precisam seguir sem contato injusto, agressões ou ações antiesportivas.

Lembra que falamos a respeito da origem do Basquete e que o seu criador não queria um esporte agressivo? É justamente este motivo que há regras como estas a fim de evitar brigas, como tendem a acontecer o tempo inteiro no mundo futebolístico.

Quem inventou o basquete?

O responsável pela origem do Basquete se chama James Naismith, canadense, professor de educação física e tinha o foco de buscar por uma modalidade menos perigosa aos seus alunos. No período de criação ele atuava na Associação Cristã de Moços de Massaschusetts, Estados Unidos.

A inserção do basquete nas escolas fez com que os alunos tivessem uma nova opção do que praticar nos dias mais rigorosos de inverno, o que fez muita diferença na vida de muitos estadunidenses.

Qual é a altura mínima para jogar basquete?

Ao longo da origem do Basquete, a altura foi considerada ponto-chave das disputas. Entre 1 metro e 80, é o mais recomendado a quem atua no setor profissional do esporte, principalmente aos que forem armadores.

A respeito da altura média dos atletas, estas tendem a variar a até 2 metros e 13 centímetros, o tamanho de Nikola Jokic. E não é porque você não possui o mesmo tamanho que não possa jogar, pelo contrário, não só pode como deve praticar o basquete porque é livre a todas as pessoas.

Por que o basquete é um esporte popular?

Pela origem do Basquete ter acontecido em um período invernal e por ser prático de realizar, as pessoas conseguiram adaptá-lo às suas necessidades, seja no verão, na chuva, em estádios cobertos ou quadradas abertas, é possível jogar.

Acontece que, nos Estados Unidos, país em que ocorreu a origem do Basquete, foi onde realmente caiu no gosto do povo estadunidense. Aqui no Brasil, por mais que tenha sido trazido em 1896, não se tornou tão amado e adorado quanto o futebol trazido às terras brasileiras por Charles Miller em 1894.

Deixe um comentário