Origem do Basquete 3×3: O que é quais são os campeonatos?

Nunca ouviu falar sobre a origem do Basquete 3×3, nem o que representa? Este é mais um esporte originário de uma prática já reconhecida mundial, e regularmente disputada entre diversas equipes em campeonatos regionais, o basquete tradicional.

O que é basquete 3×3?

O basquete 3×3 é um esporte derivado do próprio basquete, mas com regras diferentes em que se exige dos participantes mais agilidade, concentração, e dribles que superem os oponentes. A marcação de maior quantidade de pontos levará o time a vitória.

O que é basquete 3x3?
Fonte/Reprodução: original.

Este tipo de derivação faz com que o esporte se solidifique em outros países, que chame atenção de mais pessoas e façam-nas quererem aprender a jogar o basquete. Nós, aqui no Brasil, sabemos bem que a prática não é uma das mais favoritas e procuradas, mas que tem diferentes clubes com vários jogadores espetaculares.

É uma prática perfeita a amigos que estão em pouco volume e gostariam de se divertir. Feito de forma amadora, acontecerá em quadras esportivas públicas ou de escolas, nos tempos vagos para brincarem e aproveitar o tempo livre. Veja a origem do basquete 3×3:

Qual a origem do basquete 3×3?

Tem como inspiração o famoso streetball, que se trata de um esporte jogado de maneira totalmente amadora. A origem do Basquete 3×3 aconteceu, portanto, na década de 80 e era praticado por comunidades americanas e sempre por adolescentes ou jovens.

A respeito de disputas famosas que aconteceram, uma delas se chama Gus Macker 3-on-3 Basketball, que ganhou força já em 1987. No entanto, a FIBA levou muitos anos para aparecer e levar a modalidade a outros países, tanto que deu às caras apenas em 2007.

Os testes foram feitos durante o Asian Indoor Games, localizado na China, na região de Macau. Já em 2010 apresentou o esporte durante os Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura. Após tantos anos de apresentação do jogo, a FIBA conseguiu levá-la às Olimpíadas de Tóquio.

Quais são as regras do basquete 3×3?

Agora que aprendemos sobre a origem do Basquete 3×3, as suas regras consistem em 3 jogadores em cada time, mas exigirão outras características importantes que falaremos abaixo:

  • Até dois árbitros para apitarem o jogo;
  • Técnico;
  • Prorrogação caso existam empates;
  • Pontos para lance livre, dentro da linha ou arremessos do lado de fora das linhas;
  • Tempo de 30s às equipes por jogo.

Veja que a origem do Basquete 3×3 é bem parecida com o basketball tradicional, com poucas diferenças e uma delas é com a quantidade de participantes dos jogos e a maneira com a qual é contabilizado os pontos.

Qual a diferença entre o basquete 3×3 e o basquete 5×5?

Dentre as diferenças do 3×3 e 5×5 é o tamanho da quadra é menor que o normal, e não é permitido ter mais à disposição. Neste estilo de 3×3, é permitido um jogador de reserva, enquanto no tradicional são vistos até oito atletas para substituírem os que se machucarem.

O tempo para segurar a bola é cortado para 12s, os quais são a metade do basquete normal (24s). Inclusive, o que chama atenção é pela forma de desempate das partidas, o que marcar primeiro leva a vitória.

Por que o basquete 3×3 está crescendo tanto nos últimos anos?

Desde a origem do Basquete 3×3, este foi um esporte deixado de lado pela FIBA que apareceu apenas em 2007 para o apresentar realmente ao mundo. Por ser prático de ser realizado e não exigir mais do que três participantes, as pessoas optam por jogá-lo no tempo livre.

Por que o basquete 3x3 está crescendo tanto nos últimos anos?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, o fato de dependerem apenas da cesta é uma das características marcantes das partidas. Os jogadores não precisam se deslocar de áreas tão longas, não exige preparação física intensa de atletas profissionais e qualquer pessoa pode jogar.

Quais são os principais campeonatos de basquete 3×3 no mundo?

Anos após a origem do Basquete 3×3, a Copa do Mundo de Basquete foi o principal campeonato praticado, mas estiveram em jogos Olímpicos, e no Indoor Games. A última disputa mais relevante aconteceu em 2021, durante as olimpíadas de Tóquio.

Agora que você sabe tudo sobre a origem do Basquete 3×3, vamos conhecer sobre o basquete tradicional e como surgiu.

Deixe um comentário