Qual a origem do Barco?

Conheça a origem do barco e os tipos aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre este meio de transporte marítimo, leia aqui!

Nessa leitura vamos conhecer um pouco mais da origem do barco! Quais foram os seus primeiros usos registrados pelos seres humanos ao decorrer da história? Como ele se tornou uma peça fundamental da mobilidade humana?

Essa e outras perguntas serão respondidas neste post especial sobre um dos transportes que ajudaram a construir verdadeiras civilizações!

O que é um barco?

Desde a sua origem, o barco vem sendo usado como um meio de transporte aquático, que pode ser retirado da água e armazenado como e onde seu dono entender. Trata-se de uma estrutura flutuante que pode ter como força motriz remos ou, em suas versões mais atuais, até motores próprios para água.

O que é um barco
Fonte/Reprodução: original

Esse meio de transporte foi, ao longo da história, desenvolvido e aprimorado por diversas sociedades para navegar em diferentes corpos de água e condições climáticas. Assim, sendo feitos principalmente para viagens com uma menor capacidade de pessoas, esse tipo de embarcação contribuiu para a construção de outros modelos como os navios, as naus, caravelas, entre outros.

Qual a origem do Barco?

Voltando a origem do barco, sabemos que os primeiros barcos relatados ainda tinham sua estrutura feita somente com uma canoa talhada de troncos de árvores. O barco mais antigo já recuperado pelo homem se tratava de uma canoa deste tipo, datada entre 8200 a 7200 a.C., ainda durante o Neolítico.

Quais os tipos de barco?

Dentre os diversos modelos de barco que já surgiram desde a origem desse transporte, decidimos trazer aqui 3 exemplos de pequenas embarcações que foram usadas ao longo da história. Estes são:

  • Barco rústico de tronco;
  • Barco de Passeio;
  • Barcos de pesca.

Esses são apenas alguns tipos comuns dentre os diversos que surgiram desde a origem do barco, e foram utilizados para diferentes fins de acordo com as necessidades materiais das comunidades que os produziam.

Na atualidade existem barcos que servem para pescar, outros que servem só como transporte de cargas, outros somente como método de transporte, tudo depende de qual tipo de barco estamos falando e qual o tamanho e estrutura que ele possui.

Quem inventou o barco?

Em 1777 Robert Fulton, um engenheiro e inventor estadunidense, despertou seu interesse por máquinas a vapor indo fazer visitas a pessoas que já haviam aprendido sobre aquela tecnologia.

Algumas delas, inclusive, tendo já colocado em prática na construção de barcos, como era o caso de Claude de Jouffroy, um francês que em 1783 já tinha construído um barco a vapor.

Quem inventou o barco
Fonte/Reprodução: original

Os relatos mais antigos do primeiro inventor do barco segue sendo os de Claude, mas em 1807 Robert Fulton finalmente colocou seus conhecimentos e estudos em prática e produziu seus primeiros protótipos de barco a vapor, que independente de estar situada algum tempo depois da origem do barco, ainda foi considerado responsável por fazer a fabricação do primeiro barco a vapor que foi comercialmente bem sucedido.

Como já abordamos anteriormente no post, a origem do barco pode ser muito antiga, sendo datada de um tempo onde o homem nem imaginava que esse transporte se tornaria tão útil, reproduzido ou famoso depois de ter sido criado.

Assim como qualquer outra ideia e protótipo novo de algo, com o tempo, vão chegar melhorias, adaptações e mudanças feitas pelos seres humanos. No caso dos barcos, isso não foi diferente, sendo este um dos meios de transporte que mudaram o curso da história e que deu origem à história da navegação.

1 comentário em “Qual a origem do Barco?”

Deixe um comentário