Conheça o origem do baião de dois e o seu modo de preparo. Para entender mais sobre o surgimento do baião de dois, leia aqui!
A culinária brasileira é bem diversa e a origem do baião de dois é o nosso país. Um prato super consumido na região nordeste do Brasil, que ganhou amantes pelo resto do Brasil e até mesmo no exterior.
Para conhecer mais sobre a origem do baião de dois e como você pode fazer essa receita em sua casa, confira nossas dicas a seguir.
Qual a origem do baião de dois?
A origem do baião de dois é no nordeste brasileiro, especificamente no Ceará. Esse prato é um mix de dois alimentos clássicos no prato brasileiro, que é o feijão e o arroz, junto com temperos.

Essa receita nasceu na época em que a comida era escassa e nada poderia ir para o lixo. As famílias eram grandes e alimentar todo mundo era um verdadeiro desafio, com pouca comida e pouca carne, era preciso se reinventar para poder se alimentar. Por conta disso, tudo que sobrava dos dias anteriores era misturado para render mais e não desperdiçar nada e assim nasceu o baião de dois.
Esse já é um prato completo, que não depende de acompanhamentos na refeição. Mas você pode dar um up no seu prato, adicionando por exemplo queijo coalho.
Qual a influência da dança baião no prato baião de dois?
O prato baião de dois foi batizado com esse nome por conta da dança chamada baião. Essa é uma dança típica do nordeste brasileiro. O nome ficou ainda mais famoso por conta de uma música do compositor Humberto Teixeira com o pernambucano Luiz Gonzaga.
Baião, a dança
Por ser dançada em pares, como o feijão e o arroz da receita, o baião ajudou na hora de batizar esse prato tão característico.
O baião é uma dança de origem africana e indígenas e se tornou uma dança popular nordestina durante o século XX. Nas coreografias, a presença de rodopios, balanceios e movimentos de ajoelhar são super característicos e contagiam a todos que assistem.
Ingredientes do baião de dois
Os principais ingredientes do baião de dois são o feijão-de-corda, arroz, manteiga de garrafa e carne seca. Esse é um prato onde todo tipo de tempero é muito bem-vindo, você pode abusar de cebola, alho, louro e cheiro verde.
Apesar de não ser obrigatório, muitas pessoas gostam de acrescentar o queijo coalho, deixando a receita do baião de dois ainda mais saborosa.
Modo de preparação do baião de dois
Tradicionalmente, essa é uma receita feita com feijão de corda. Mas como esse é um ingrediente muito específico, você pode substituir pelo feijão fradinho sem problemas.
Após deixar o feijão de molho, você vai colocá-lo para cozinhar misturado com o caldo de carne. Enquanto isso, em uma panela separada você vai refogar todos os temperos, o arroz cru e então acrescentar o feijão cozido.

Quando o arroz cozinhar e tudo estiver com uma consistência cremosa, está pronto o seu baião de dois. Se desejar acrescentar o queijo coalho, coloque por cima do arroz e abafe com a tampa da panela até derreter.
A origem do baião de dois conta muito sobre a história do nosso país e representa todas as lutas que o nosso povo enfrenta há muitos anos. É um prato regional extremamente saboroso, apesar de toda a simplicidade dos ingredientes utilizados. Vale a pena experimentar e conhecer mais sobre a cultura culinária do Brasil.
1 comentário em “Qual a origem do baião de dois: prato típico brasileiro”