Qual a origem do Atlético Mineiro e os seus significados?

Conheça a origem do atlético mineiro a algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do galo, leia aqui!

Desde a origem do Atlético Mineiro, o clube, também conhecido como “Galo”, não deixa de estar na lista de times de futebol mais competitivos do Brasil. Atualmente, o clube investe em um elenco de peso e valoriza os jogos em casa.

Assim como outros clubes brasileiros, o alvinegro de Minas Gerais também se dedicou a incentivar a prática de outros esportes ao longo das décadas, como o Futsal e o Futebol Americano.

Com certeza, muitas curiosidades pairam sobre a história da origem do Atlético Mineiro e como esse clube se estabeleceu, desde as participações no Campeonato Mineiro, até o momento atual, onde acumula conquistas e ameaça adversários.

Veja a seguir a origem do Atlético Mineiro, quem foi o criador do Galo e qual é o significado da palavra que dá nome a este clube!

O que é o Atlético Mineiro?

Com a sigla CAM, o Clube Atlético Mineiro é uma instituição dedicada ao futebol, a qual possui sede em Belo Horizonte-MG. Com mais de um século de existência, o time ostenta as cores preto e branco desde 1908, data de sua fundação.

O que é o Atlético Mineiro
Fonte/Reprodução: original

De lá para cá, o clube apenas cresceu em número de conquistas e volume de torcedores fiéis que estão por todo o Brasil, mas que, logicamente, se concentram no estado de Minas Gerais.

Em termos de títulos, o Atlético Mineiro possui a alcunha de “maior campeão mineiro”, uma vez que acumula 47 troféus conquistados e, ao que tudo indica, esse número tende apenas a crescer.

Qual a Origem do Atlético Mineiro?

Mas qual será a origem do Atlético Mineiro, um dos clubes de maior expressão da atualidade? Segundo a História do Futebol, em 1908, um grupo de 22 estudantes, praticantes e entusiastas do futebol, que crescia muito no Brasil à época, se reuniu e formou o clube.

Qual a Origem do Atlético Mineiro
Fonte/Reprodução: original

Somente no ano seguinte, em 1909, o Atlético jogou uma partida oficial, contra o Sport Club Foot-Ball, que na ocasião, o clube mineiro saiu vitorioso. Isso pode ter sido um prenúncio das muitas vitórias que seguiram o clube dali por diante. No primeiro campeonato mineiro, o campeão foi o Atlético, em 1914.

Quem foi o criador do Galo?

Já que todo clube de futebol brasileiro possui a sua mascote, com o Atlético Mineiro não é diferente. A história por trás do Galo é a criação do cartunista Mangabeira, que criou o símbolo no final dos anos 1930. Mesmo após a remodelagem da mascote, em 1945, o “Galo” foi mantido.

A justificativa para o símbolo é que o Atlético ficou conhecido como um time de muita raça, feito um galo de briga.

Qual o significado da palavra Atlético Mineiro?

Na origem do Atlético Mineiro, o primeiro nome dado ao clube foi Athético Mineiro Football Club. Esse nome, que pega emprestado os termos em inglês, é influenciado pelo futebol da Inglaterra, que foi difundido no Brasil no início do século XX.

Cinco anos após o nascimento do clube, em 1913, o clube finalmente adotou o nome de “Atlético Mineiro” de forma definitiva.

Com diversos títulos em sua história, o Galo hoje se consagra como um dos clubes mais fortes do nosso país, capaz de disputar sempre pelos títulos dos principais campeonatos, nacionais e internacionais.

Gostou de conhecer um pouco sobre a origem do Atlético Mineiro? Continue aqui no Origem das Coisas e conheça muito mais sobre clubes de futebol, historia, curiosidades e muito mais!

1 comentário em “Qual a origem do Atlético Mineiro e os seus significados?”

Deixe um comentário