Qual a origem do arroz com pequi! Descubra aqui!

Conheça a Origem do Arroz com pequi e suas características aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Arroz com pequi leia aqui!

A origem do arroz com pequi vai além de um único prato. A miscigenação é característica presente no Brasil, responsável por toda a construção dos estados brasileiros. 

A mistura entre povos causa não só alterações nas características físicas de gerações, mas também em sua cultura, ao determinar até mesmo a formação de hábitos alimentares das regiões como: o consumo de feijão preto no Rio de Janeiro, a pizza em São Paulo, o tacacá no Pará, a carne de panela em Minas Gerais, o acarajé da Bahia, entre outros. 

Nesse processo de transformação cultural, o estado de Goiás é marcado pelo preparo e consumo do arroz com pequi, que está presente quase que diariamente na mesa dos goianos e é um grande símbolo da culinária da região.

Qual a história da origem do Arroz com Pequi?

O processo de miscigenação que originou o estado de Goiás é a mistura que se repete em vária regiões do país: negros africanos, índios nativos e brancos europeus. 

Qual a história da origem do Arroz com Pequi
Fonte/Reprodução: original

Com uma alimentação inicialmente baseada em frutos, o estado sofreu uma transformação culinária ao receber outras culturas e características alimentares de outros estados, trazidas principalmente dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo pelos bandeirantes. Características estas foram a origem do arroz com pequi, a receita mais consumida atualmente na região.

Quais são as características do Arroz?

Segundo alimento mais consumido no mundo e conhecido por ser um dos componentes de pratos famosos como sushis, paella e risotos, o arroz é um cereal utilizado tanto como acompanhamento de vegetais, legumes, grãos e proteínas, como também é o principal ingrediente em outros, como é o caso dos risotos.

Por ser bastante comum em variadas culturas, sua origem é indeterminada, mas suspeita-se que tenha surgido na Ásia, provavelmente em algum lugar da China.

No Brasil faz parte da alimentação de todas as regiões, tanto na famosa combinação arroz e feijão, como em pratos conhecidos localmente, como baião de dois, galinhada e arroz carreteiro.

O cereal é composto por: água, proteínas, lipídios e principalmente por amido. Grande fonte de carboidratos, tem a função de fornecer energia para o organismo.

Quais são as características do Pequi?

Já denominado como “ouro do cerrado”, o pequi faz parte de muitas receitas da culinária nacional, como: galinhada com pequi, frango com pequi e pequi ao molho caipira. 

O pequi está presente também no folclore: Maria Teles Machado conta que a árvore do pequi nasce da tristeza e solidão de uma mãe índia, que teve seu filho levado pelo senhor de tudo, sendo suas lágrimas a origem da árvore do pequi, que dariam um fruto de sabor jamais esquecido.

Seu nome tem origem no idioma tupi e significa “pele espinhenta”, o que faz jus a suas características, pois a composição de sua polpa contém pequenos espinhos que podem ferir a boca. Historicamente é conhecido como um alimento da culinária sertaneja, com predominância nos estados de Goiás e Minas Gerais. 

É composto por uma variedade de nutrientes, rico em fibras, vitaminas e minerais, o que o torna um grande aliado de uma alimentação saudável.

Quais os ingredientes utilizados no Arroz com Pequi tradicional?

Os ingredientes utilizados são: arroz, pequi, cebola, louro, cheiro verde, açafrão da terra, água e sal.

Como é preparado o Arroz com Pequi tradicional?

A receita de arroz com pequi é simples, basicamente um refogado de temperos (que varia de região para região), como cebola e alho. 

O pequi é refogado nessa base e depois de selado é acrescentado o arroz. Em seguida, vem a água. Quando a água evapora e deixa aparecer parte do arroz, é hora de abaixar o fogo e tampar. Após o tempo de cozimento do arroz, que é de aproximadamente 10 minutos, o prato está pronto.

Quantas calorias possui o Arroz com Pequi?

O pequi possui cerca de 267,9kcal a cada 100 gramas.

Assim, o arroz com pequi além de ser um grande traço das nossas características alimentares enquanto país, tem um grande valor nutritivo e compõe uma alimentação rica em nutrientes contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

2 comentários em “Qual a origem do arroz com pequi! Descubra aqui!”

Deixe um comentário