Conheça a origem do Apontador e qual o motivo da sua criação

Descubra a Origem do apontador e o que é aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do item, veja aqui!

Neste post vamos abordar a origem do apontador, como eles eram inicialmente e quando surgiram. Motivado pela necessidade de tornar mais prático o processo de renovação da ponta dos nossos queridos lápis, o primeiro apontador mecânico da história foi criado por um homem chamado C.A. Boucher.

O primogênito da família dos apontadores era enorme, usava manivelas em seu mecanismo e não era nada prático e nem fácil de carregar por aí. Para saber com mais detalhes a origem do apontador, siga com a leitura!

O que é e qual a origem do apontador?

Todos nós sabemos que é péssimo tentar escrever ou desenhar com um lápis que está com a ponta quebrada. O apontador é uma ferramenta desenvolvida para moldar a ponta dos lápis até um resultado satisfatório.

O que é e qual a origem do apontador
Fonte/Reprodução: original

Depois do primeiro protótipo de Boucher, o resto da história sobre a origem do apontador segue na França e passa por várias adaptações feitas ao redor do mundo.

Quem criou?

O apontador que conhecemos hoje em dia passou por diversas mudanças, e foi idealizado de maneiras diferentes por cada um de seus criadores. A origem do apontador com sua primeira criação foi feita por C.A. Boucher.

Posteriormente, foi repensada em 1828 pelo matemático francês Bernard Lassimone, foi o primeiro a patentear um modelo de apontador mecânico diferente do protótipo de Boucher, estes foram vendidos inicialmente em uma loja de acessórios para pintura em Paris que na época chamava-se “Toile Binant”.

O que era usado antes da criação do apontador?

Quem nunca se pegou apontando um lápis com uma faca pequena comum de cozinha, que atire a primeira pedra! Antes da origem do apontador, esse era o único jeito de refazer uma ponta de lápis quebrada. Lâminas afiadas eram usadas para descascar o material que envolvia o grafite do lápis.

Qual o motivo da criação do apontador?

Como dito anteriormente, antes dos apontadores começarem a existir, os lápis eram afiados com objetos cortantes sem qualquer tipo de proteção, e isso além de perigoso, não era rápido e terminava desgastando muito do lápis após algumas vezes que fosse preciso apontá-lo.

Devido à necessidade de tornar o processo mais eficiente e prático, os visionários daquele tempo sentiram a necessidade de criar uma ferramenta para ajudá-los neste processo da origem do apontador.

Quais os tipos de apontadores?

O apontador que conhecemos passou por anos de aprimoramento e diversas mudanças, alguns anos depois da origem do apontador, uma empresa chamada Cooper & Eckstein foi a primeira a patentear e produzir em massa o que ficou conhecido como “apontador simples” que era menor e mais compacto que seus antecessores.

Quais os tipos de apontadores
Fonte/Reprodução: original

Mas ainda não era como o apontador que conhecemos hoje em dia, este foi criado por um francês chamado Thierry Estivaux e já era bem menor e contava com lâminas retas dispostas em uma ferramenta compacta e portátil.

Depois disso, com a modernidade chegaram diversos outros tipos de apontadores. Vamos conhecer alguns?

  • Apontador mecânico: A verdadeira origem do apontador, grande e usava manivelas para funcionar;
  • Apontador simples: Um pouco menor que o mecânico, contava com duas entradas para tamanhos de lápis diferentes;
  • Apontador com depósito: Um dos mais usados nas escolas durante o ensino fundamental e médio, já é um apontador que conta com um depósito de aparas;
  • Apontador automático: A primeira máquina automática de apontar lápis usada geralmente em empresas e escritórios.

E essa foi a evolução do apontador desde a sua origem até modelos que conhecemos e que fazem parte da nossa rotina, seja ela escolar ou de escritório.

Com isso, terminamos a nossa expedição pela história da origem do apontador, uma ferramenta tão querida e que já faz parte da nossa rotina e do nosso cotidiano desde pequenos. Quem diria que algo tão simples e barato (atualmente) teria uma origem tão antiga e extensa!

2 comentários em “Conheça a origem do Apontador e qual o motivo da sua criação”

Deixe um comentário