Veja nesse post qual a origem do apêndice e qual a sua funcionalidade.
Sabia que a origem do apêndice está ligada diretamente com a nossa espécie humana? Além de nós, somente o macaco é quem possui o órgão, e somos os únicos a possuirmos. No entanto, há quem acredite que este órgão não tenha uma função específica, que é inútil e somente está no intestino grosso para causar dor.
Porém nada está em nosso corpo por acaso, por isso vamos falar sobre a origem do apêndice e para que ele serve, confira.
O que é o apêndice?
A origem do apêndice surge desde que nascemos, e o seu desconforto ocorre por conta de uma inflamação em um tubo que tem entre 6 a 12 cm.
Este fica localizado especificamente no começo de nosso intestino grosso, no pé do abdômen direito.

É interessante contar a você que, de acordo com a crença popular, o apêndice não tem uma função específica, já que muito possivelmente a sua designação tenha deixado de ser útil a nós durante o processo evolutivo da espécie.
De acordo com pesquisadores que permanecem a estudar este órgão, mencionam que provavelmente a função do apêndice seria a de trabalhar em prol da defesa do organismo, da mesma forma que as amígdalas fazem.
Qual a origem do apêndice?
A origem do apêndice está ligada somente às espécies humanas e de primatas, pois ambos nascem com este órgão, o qual teria uma designação extremamente específica há muito tempo.

O apêndice é formado com todo o nosso corpo, conforme nos desenvolvemos no ventre de nossas respectivas mães.
Junto da ponta do intestino grosso ele se encontra e cresce conforme nosso organismo se modifica.
Qual a função do apêndice?
Agora que você sabe a origem do apêndice, contaremos que esta região do nosso corpo tem por função manter diferentes bactérias reunidas.
Neste caso, estes pequenos e microscópicos seres fazem com que o apêndice trabalhe corretamente, e se acontecer problemas de infecção haverá o que conhecemos por repovoamento.
Para que o apêndice servia?
Como explicado, a principal função do apêndice é a de atuar em prol da junção de bactérias e deixá-las armazenadas para caso houver problemas com o corpo.
Por mais que digam que esta parte pequena do organismo seja a de causar dor, ela possui uma atuação importante a nós.
Onde fica o apêndice?
O apêndice fica localizado na parte direita do abdômen, em uma parcela mínima do intestino grosso de formato tubular. Mencionamos a você que o órgão pode variar entre 6 a 12 cm, e agora você aprendeu não só sobre a origem do apêndice, mas de seu trabalho dentro do nosso corpo.
Quais os sintomas do apêndice?
Os principais sintomas são dores no lado direito do estômago, enjoos, fezes de aspecto mole, e possivelmente febre. No entanto, este último não costuma ser um sintoma recorrente, e se acontecer será acompanhado apenas de uma febre leve.
Se você perceber que no pé da barriga há dores muito fortes, que te deixam desconfortável a todo instante, opte por procurar ajuda clínica e evite se automedicar. O fato de tomar um antibiótico pode piorar a situação, e evitar que se encontre o problema no qual você havia sentido.
Como tratar o apêndice?
É muito comum que durante o tratamento você tenha de ingerir antibióticos, mas que talvez seja recomendado fazer uma cirurgia para a remoção do apêndice. É normal que aconteça a laparoscopia e que o processo de recuperação seja tranquilo, desde que descoberto o problema com antecedência.