Conheça a origem do Adão: o primeiro homem!

A origem do Adão, segundo a Bíblia, influenciou todo o curso da criação humana. De acordo com a mitologia judaico-cristã, foi através de Adão que todas as pessoas do mundo passaram a existir hoje. Mas, você conhece toda a história da origem do Adão?

Neste artigo, iremos conhecer um pouco mais sobre a origem do Adão, suas curiosidades, como ele foi criado e veremos como o que ele fez em sua trajetória influenciou toda a história da humanidade. Boa leitura!

Qual a origem do Adão na bíblia?

Segundo a Bíblia, Deus criou o jardim do Éden, um lugar muito bonito, repleto de flores, árvores, frutas e animais. Mas Deus queria criar um ser que pudesse viver naquele paraíso e cuidar dele. Foi então que Ele decidiu criar Adão, o primeiro homem, feito à sua imagem.

Qual a origem do Adão na bíblia
Fonte/Reprodução: original

Segundo o relato de Gênesis 1:26, a origem do Adão partiu do desejo de Deus de criar um ser semelhante a Ele para cuidar da Terra, ou seja, com as mesmas qualidades que Ele. Foi então que Deus formou o primeiro homem através do pó do solo. Ele então soprou o fôlego de vida no nariz do homem e deu-se a origem do Adão.

Qual a história do Adão?

Deus criou o jardim do Éden com o objetivo de ser habitado pelos humanos. Esse jardim era muito bonito e tudo que havia nele era perfeito, incluindo Adão, o primeiro homem. Ser “perfeito” incluía não adoecer, não sofrer, nem passar por necessidades e até mesmo não morrer.

Deus então deu a Adão a tarefa de cuidar daquele jardim e como notou que ele se sentia solitário, criou Eva para ser sua companheira e auxiliá-lo a cuidar do paraíso. Deus não queria ser um pai cruel e autoritário, por isso, o jovem casal também foi presenteado com o livre arbítrio, ou seja, eles foram criados com a capacidade de tomar decisões por conta própria, sem a interferência de Deus.

Ele queria que os humanos criassem o próprio futuro, de acordo com suas próprias escolhas. Isso implicava que os humanos poderiam escolher obedecer ou não a Deus. No entanto, apenas obedecendo eles poderiam permanecer naquele paraíso.

Porém, instigados pela serpente, Adão e Eva provaram do fruto que Deus proibiu que eles tocassem e obtiveram o conhecimento sobre si e as demais coisas ao seu redor. Por isso, foram expulsos do paraíso e condenados a sofrer com doenças, trabalho para prover suas necessidades e com a mortalidade.

Lições bíblicas sobre o Adão

Adão, assim como sua companheira Eva, foram criados em meio à perfeição, a eles tudo foi dado. Mas ainda que tivessem tudo de que precisavam, eles optaram desobedecer ao seu criador e pagaram um preço amargo por isso, condenando inclusive seus descendentes (todos os humanos que vieram depois deles).

Por que Deus criou essa árvore, sendo que ele queria que os humanos vivessem para sempre na Terra?

Lembra que na origem do Adão, Deus o criou com o livre arbítrio? Para que os humanos pudessem decidir servir ou não a Deus, deveria existir alguma prova de fidelidade que os humanos deveriam passar. Então, a ordem de Deus de não comer a fruta proibida era apenas um item que Deus criou para simbolizar seu direito de determinar os padrões do bem e do mal.

Por gratidão a tudo o que Deus fez por eles, Adão e Eva tinham a chance de mostrar respeito a Deus por apenas não comer do fruto proibido. Mas, como relatado na Bíblia, os dois comeram do fruto, o que mostrou total desrespeito por Deus e tudo o que ele já havia feito pelos dois. Como consequência, Adão e Eva foram expulsos do paraíso e passaram a viver nas condições difíceis que conhecemos hoje.

Qual é a lição que podemos tirar da história de Adão e Eva? A lição principal da passagem cristã, segundo os sacerdotes costumam pregar, é sobre os benefícios da obediência e como desobedecer ao criador por motivos egoístas leva a duras penas.

Quantas gerações de Adão e Jesus?

De Adão até Jesus, foram percorridas mais de 70 gerações. Caso você deseje estudar toda a genealogia de Jesus, você pode estudar o primeiro capítulo de Mateus, o capítulo 3 de Lucas e 1 Crônicas, do capítulo 1 ao 3.

Quantas gerações de Adão e Jesus
Fonte/Reprodução: original

Gostou de aprender mais sobre a origem do Adão? A história do primeiro homem, segundo a bíblia, pode ser intrigante e aponta para como desde séculos atrás a humanidade já buscava meios de entender a fonte de sua vida e como justificava seus sofrimentos. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

1 comentário em “Conheça a origem do Adão: o primeiro homem!”

Deixe um comentário