Entenda qual a origem do açúcar: o adoçante natural

Conheça a origem do açúcar e em alguns lugares diferentes aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do açúcar leia aqui!

A origem do açúcar está ligada a muitas coisas que vão desde a simples necessidade de adoçar alimentos até a disputa de poder e o acúmulo de riquezas pelas nações ao longo do tempo. A cana de açúcar é uma planta que foi massivamente cultivada no decorrer da história e ainda é até hoje.

Para entender bem a origem do açúcar é preciso voltar no tempo e ver como diferentes povos e sociedades se relacionaram com esse produto. Conheça, neste texto, um pouco da origem do açúcar e entenda sua importância para a economia e para as diferentes sociedades.

Qual a origem do açúcar?

A origem do açúcar tem como marco temporal mais importante o século V. Foi nesse período que os habitantes da Índia desenvolveram a técnica de solidificar e transformar em pequenos cristais o caldo proveniente da cana-de-açúcar. O seu nome original era “sarkara”, que significa “areia grossa”.

Qual a origem do açúcar
Fonte/Reprodução: original

No entanto, muito antes, na Ásia, já existia o cultivo da cana-de-açúcar. Mais especificamente na China, por volta de cinco mil anos atrás. Os chineses, entretanto, não possuíam tecnologia e conhecimento suficientes para transformar o extrato da planta em grãos, como fizeram mais tarde os indianos.

No século VII a Índia foi invadida pelos árabes que levaram a iguaria para o Oriente Médio. Mais tarde, na época das Cruzadas religiosas, os europeus conheceram o açúcar e o levaram para o seu território. A partir disso, o mundo ocidental passou a recorrer ao produto e a tentar cultivar sua planta, a cana-de-açúcar.

A história da cana de açúcar

Para ajudar a entender a origem do açúcar é importante conhecer melhor a história por trás da sua planta originária. A cana-de-açúcar, como dito acima, era plantada na China há muito tempo, mas não se sabe com exatidão qual povo foi o primeiro a cultivá-la. O fato é que, além dos chineses, a Nova Guiné também produzia a planta e, de lá, foi levada para a Índia.

O trajeto a partir daí já foi revelado. Os árabes conheceram a planta e, posteriormente, nas Cruzadas, os europeus tiveram conhecimento de sua existência e a levaram para seu continente. Nessa época, devido à baixa oferta, o açúcar era consumido apenas por nobres e pessoas abastadas.

Mais tarde, com as Grandes Navegações, os europeus conheceram terras mais férteis para o cultivo da planta e iniciaram, nas Américas, a agricultura em massa da cana-de-açúcar para vender na Europa.

A origem do açúcar na Europa

Com as Cruzadas, os europeus puderam ter contato com o cultivo da cana-de-açúcar e conhecer o produto dela derivado. Conhecer o açúcar, entretanto, não garantiu a capacidade de desenvolver a plantação na Europa, pelo fato do continente não apresentar condições favoráveis ao cultivo. Isso fez com que, durante muito tempo, o continente europeu tivesse contato com o açúcar através de mercadores do Oriente Médio, o que tornava o produto muito caro e restrito.

A origem do açúcar na Europa
Fonte/Reprodução: original

Foi só com as investidas nas navegações além mar iniciadas no século XV que os países europeus puderam usufruir do produto em maior quantidade. Isso aconteceu porque à terra e o clima nas Américas eram muito favoráveis para o cultivo da cana-de-açúcar. Isso estimulou a produção massiva do produto que, a partir daí, passou a alimentar o comércio europeu e a enriquecer nobres.

A origem do açúcar no Brasil

No Brasil, a cana-de-açúcar chegou em 1532, trazida por Martim Affonso de Souza. Sua primeira lavra aconteceu na Capitania de São Vicente, mas as de Pernambuco e da Bahia também receberam muitas plantações e prosperaram bastante por causa disso. Muitos engenhos de açúcar foram construídos nessas regiões, o que garantiu o aquecimento da economia da coroa portuguesa.

Monopólio brasileiro da cana-de-açúcar

Por ter clima e terreno favoráveis, o Brasil, depois de cinquenta anos da introdução do cultivo de cana-de-açúcar, passou a ser o maior produtor de açúcar do mundo. Isso garantia muita renda para Portugal e chamava atenção de outros países concorrentes, como a Holanda (que chegou a invadir o Nordeste no século XVII, mas foi expulsa).

A produção em larga escala de açúcar brasileiro só diminuiu quando foram descobertas as minas de ouro e prata mais ao sudeste do país no fim do século XVII. A partir disso, os minérios passaram a ser a principal atividade comercial do país. Hoje, o Brasil ainda se destaca no cultivo de cana. O país produz mais da metade do açúcar consumido no mundo.

Observadas todas essas informações citadas ao longo do texto, fica claro que entender a origem do açúcar é também conhecer parte muito importante da história brasileira e mesmo mundial.

2 comentários em “Entenda qual a origem do açúcar: o adoçante natural”

Deixe um comentário