Conheça a Origem do Acarajé baiana e o que é aqui no origem das coisas. Para entender mais sobre a comida típica leia aqui!
Entender a origem do acarajé baiano é entender um pouco da cultura do estado da Bahia, um dos mais tradicionais e conhecidos de todo o Brasil!
E não é só a origem do acarajé baiano que é um tanto desconhecida em outros estados do país, mas o próprio prato não é tão consumido assim fora da região nordeste. Então se você quer conhecer mais sobre essa receita e qual a origem do acarajé baiano, nos acompanhe no artigo abaixo!
O que é o acarajé?
Antes de irmos a fundo na origem do acarajé baiano, vamos explicar o que é o acarajé para quem nunca experimentou o alimento. O acarajé é na verdade um bolinho de massa frito, mas uma das suas particularidades é que sua massa é feita de feijão fradinho, e frita em azeite de dendê.

A origem do acarajé baiano remonta uma tradição muito antiga que vem do continente africano e culturalmente descende da religião e do povo iorubá. Na verdade, a própria palavra acarajé vem da língua iorubá, e quer dizer em seu idioma original “bola de fogo”.
Como podemos ver a origem do acarajé é bastante rica e remonta tradições antiquíssimas!
Como é feito o acarajé baiano?
Agora que já conhecemos a origem do acarajé baiano, vamos saber mais sobre a composição do seu preparo!

O acarajé baiano é por si bastante simples. É feito com uma massa de feijão fradinho frita em azeite de dendê bastante quente. O bolinho frito é então aberto e recheado com outros pratos típicos da região como camarão ou vinagrete e vatapá.
Quem são as baianas do acarajé e quais as suas características?
E não tem como falar da origem do acarajé sem falar das baianas do acarajé! As baianas de acarajé são as senhoras que se vestem de brancos e com roupas típicas da Bahia e vendem acarajé nas ruas do estado. Essas mulheres fazem parte da identidade cultural da Bahia e são um dos símbolos de Salvador!
Tabela com os valores nutricionais do acarajé baiano
Todos nós tivemos a oportunidade de conhecer um pouco a origem do acarajé baiano, vamos então dar uma olhadinha na tabela nutricional do alimento e ver se de fato além de saboroso ele é nutritivo.
- 289 calorias;
- 19,9 gramas de gordura;
- 8,3 gramas de proteínas;
- 19,1 gramas de carboidratos.
Essa tabela é referente a 100 gramas de acarajé baiano. Agora que você já conhece a origem do acarajé, não deixe de experimentá-lo também!