Conheça a origem do açaí e por que ficou tão popular no Brasil aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do açaí leia aqui!
A origem do açaí é brasileira, ele é um fruto cultivado que prevalece na região amazônica. Ele possui cores escuras, que vai de roxo ao preto, esse fruto nasce em cachos é arredondado e pode ser encontrado em locais alagados ou com solos bem úmidos.
Ele é um fruto característico na Região Norte do país, ficou muito popular nacionalmente e pode ser utilizado de várias formas em nossa culinária, ele possui extremas propriedades nutricionais.
Qual a origem do açaí?
O açaí é fruto do açaizeiro, com a origem do açaí na região amazônica, o fruto pode produzir um excelente palmito, em seu estado puro, ele é rico em ferro energizante, propenso a desenvolver uma maneira de evitar o envelhecimento precoce.

Essa árvore consegue atingir até trinta metros de altura, ama lugares úmidos ou alagados, por esse motivo, ela sempre cresce as margens dos rios. Essa palmeira teve sua principal exploração pela produção de palmito, porém, seu fruto se tornou um imenso negócio. Surgiram várias alternativas para poder aproveitar a árvore, desde corantes naturais, a papel, cosméticos, remédios, celulose entre outras coisas. Com o descobrimento de seu fruto e a expansão dele, o corte das árvores teve uma redução enorme abrindo portas para um novo comércio.
Com a valorização do fruto, surgiram benefícios econômicos para a população ecológica e regional, e assim, pode se conservar os açaizais. O açaí deve ser amassado para ser apreciado, assim, retiram a polpa e misturam com água, chamam isso de “vinho do açaí”. Pode ser utilizada no preparo de sorvetes, doces, geleias e bebidas, esse fruto conquistou o país inteiro com suas diversas formas de preparo.
Cultivo do açaí
A palmeira do açaí ou o açaizeiro, é responsável pela produção do açaí, monocotiledônea da família Arecaceae, totalmente nativa da Amazônia, com desenvolvimento abrangente a países além do Brasil. Como, por exemplo; Equador, Colômbia, Peru, Cuianas e Venezuela.
Em nosso país, 90% da produção do açaí está concentrada no estado do Pará. Cada açaizeiro pode produzir de três a seis quilos de fruto, cerca de quatro cachos por ano. Existem categorias de açaizeiros definidas por coloração, cachos, diâmetros do fruto, e formas da inflorescência. Sendo assim, existe uma variação de denominações, açaí-roxo ou preto, açaí-sangue-de-boi, açaí-espada, açaí-Açu, açaí-espada, entre outros.
Benefícios econômicos do açaí
É curioso como cada região do Brasil tem seu próprio costume para consumo do açaí. No nordeste e norte, o açaí ocupou lugar na alimentação básica, consumido com outros alimentos, como carnes, farinha de tapioca, arroz, camarão, feijão entre outros. Eles também têm o costume de consumir o suco e o vinho.
Consumo do açaí no Brasil
Nas regiões sudeste, sul e centro-oeste, o açaí é visto como sobremesa. A polpa é utilizada na produção de vitaminas, sorvetes e uma variedade de misturas geladas com um acréscimo de frutas e guloseimas, refeições consumidas de tarde a noite. Esses são algumas formas de consumo de cada região, porém, há uma diversidade considerável para o consumo do açaí.
Benefícios nutricionais do Brasil
Com a origem do açaí, as pessoas começaram a observar a diversidade de benefícios que ele contém, como gordura vegetal, minerais, fibras, proteínas e vitaminas B1, E e C. Auxilia na redução de colesterol ruim, melhora o colesterol bom, a forte cor do açaí contém importantes características benéficas à saúde. Sua casca possui antocianina, um antioxidante combatente das células mortas do organismo, beneficia na melhora da aparência e da pele.

Ele melhora a quantidade de fibras, contribui para o funcionamento intestinal, algo fundamental para o funcionamento do organismo. Está sempre presente na rotina alimentar de atletas, pela presença de minerais de ferro e cálcio, com tudo, ajuda no fortalecimento de articulações e ossos, aumentando funções cardiovasculares e energéticas do corpo.
Açaí engorda ou não?
Qualquer alimento deve ser consumido na quantidade adequada, tudo em excesso pode e vai fazer mal. A maioria das pessoas tem dúvidas se o açaí engorda ou não, porém, o consumo dele que vai indicar isso, ele consiste em muitos benefícios, mas dependendo de como é consumido e com o que, pode engordar e talvez, trazer outros males ao corpo do consumidor. Quanto mais puro for o consumo do fruto, melhor para a saúde, se acompanhado de açúcares, adoçantes, chocolates e doces, esse sim, não fará nada bem a saúde da pessoa que consome.
2 comentários em “Qual a origem do açaí: a fruta que ganhou o Brasil”