Conheça a origem do abará e alguns ingredientes aqui no origem das coisas. Para saber mais do surgimento do abará leia aqui!
A culinária baiana é rica em sabores únicos e é considerada a origem do abará. Esse é um prato que mistura sabor, cultura, religião e sua história é incrível.
Confira tudo sobre a origem do abará e seu poder na cultura brasileira
Qual a origem do Abará?
A origem do abará é nigeriana e é mais um dos pratos trazidos pelos escravos, que continua na cultura brasileira até hoje.

Esse prato surgiu nas senzalas, com os escravos aproveitando restos de comida. Com isso, ele se tornou popular e é considerado um patrimônio cultural da Bahia.
Quais são os ingredientes do Abará?
A receita original do abará é feita com feijão fradinho, cebola, dendê, pimenta, folha de bananeira e camarão seco, porém existem algumas variações, que contam com milho ao invés do feijão.
Como é realizado o preparo do Abará?
O preparo do obará é bem simples, também por isso é uma receita popular. Após deixar o feijão-fradinho de molho por pelo menos 12 horas, você vai mexê-los bem para remover as cascas e bater no processador até virar uma massa. No processador ou liquidificador, bata as cebolas e o camarão seco e depois, misture a massa do feijão. Aos poucos, adicione o dendê e bata bem a massa.
Depois é necessário cozinhar a massa no vapor, junto com as folhas de bananeira formando uma cama. Esse cozimento no vapor demora cerca de 40 minutos.
Porque o Abará é conhecido como Comida de Tabuleiro e Comida de Santo?
O obará é uma das receitas ofertadas para santos e orixás como Iansã, Obá e Ibeji. A relação da comida com a religião de matrizes africanas é comum e se mantém viva no Brasil.

Essa comida é ofertada porque histórias revelam que o obará representa a brasa esfriada pelo amor, um sentimento capaz de amolecer o coração humano.
Qual diferença do Abará para o Acarajé?
Apesar do acarajé ser mais famoso que o obará, ambos só têm como diferença a forma de preparo. O acarajé é frito, enquanto o obará é preparado cozido. O obará é uma opção interessante para quem deseja evitar o consumo de frituras, por exemplo. Os dois podem ser usados como prato principal ou como acompanhamento e são igualmente saborosos.
Essas receitas fazem parte da nossa história e ancestralidade, carregam uma forte história dos nossos ancestrais, além de serem absolutamente saborosas.
1 comentário em “Descubra qual a origem do Abará: comida típica baiana”