Você conhece a história e origem de Xerxes? Ele foi um grande rei que governou o império na Pérsia e se tornou muito conhecido devido ao seu poder e seu aspecto considerado divino por seu povo, o que o levou a ser citado até mesmo na Bíblia.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre a origem de Xerxes, seus feitos, curiosidades e sua marca na história. Boa leitura!
Qual a origem de Xerxes na bíblia?
O nome Xerxes significa “o que domina sobre os heróis” ou “o governante sobre heróis”. A origem de Xerxes e sua presença na bíblia é um fato bem real, seu nome é citado muitas vezes nela, mais especificamente em trinta passagens do Antigo Testamento, sendo que a maioria dessas citações estão presentes no livro de Ester.
A origem de Xerxes na bíblia o descreve como um rei muito conhecido e governante do império persa, filho de Dario I, o grande. O fato mais conhecido envolvendo Xerxes e o povo hebreu foi o episódio em que ele decretou uma lei que exigia que todas as mulheres honrassem e obedecessem aos seus maridos.

Ele criou essa lei após sua esposa Vasti ter se recusado a dançar com um de seus convidados durante um banquete, o que fez com que os dois se divorciassem e ela fosse expulsa do reino.
Xerxes, então, se casou com a jovem judia Hadassa, mais conhecida por seu nome grego Ester, que ajudou o povo judeu a ser salvo dos planos maldosos de Hamã, um dos ministros mais importantes de Xerxes.
Qual a história de Xerxes?
A origem de Xerxes nos livros históricos revela que ele foi um grande rei que governou o império persa entre o período de 486 a.C. e 466 a.C. Mais especificamente, Xerxes foi o quinto rei que governou a pérsia através da dinastia Aquemênida.
Ele era filho do famoso rei Dario I, mas não se sabe especificamente a data de seu nascimento, no entanto, os historiadores estimam que ele tenha nascido por volta de 519 a.C. e sua morte ocorreu no ano de 466 a.C.
Xerxes foi o grande responsável e a mente por trás da derrota do famoso guerreiro Leonidas, durante a Grande Batalha de Termópilas. Após a sua vitória, Xerxes saqueou tudo o que encontrou na península da Ática e assumiu o controle da cidade de Atenas.
A origem de Xerxes é persa, porém, seu nome foi transliterado para o grego, após a sua vitória e ascensão, seu nome em persa é Jshāyār Shah e significa “governante dos heróis”. Já na tradução original da bíblia, seu nome é dito como “Assuero”.
Lições bíblicas sobre Xerxes
No terceiro ano de seu reinado, Xerxes teve uma discussão com sua esposa durante um banquete, quando ele pediu para que ela dançasse com um de seus convidados e ela não aceitou.
A recusa da rainha deixou Xerxes furioso e ele a dispensou do cargo de rainha e esposa. No sétimo ano de seu reinado, Xerxes escolheu Ester, uma jovem judia temente a Deus, para ser sua esposa.

No 12.º de reinado, Xerxes deu poderes para que seu primeiro-ministro Hamã pudesse criar decretos e leis. Hamã, ardilosamente, decidiu criar uma lei para destruir o povo judeu, porém, seus planos foram frustrados quando Ester e Mordecai alertaram o rei sobre os planos maléficos de Hamã contra seu povo.
O rei Xerxes, então, ordenou a morte de Hamã e emitiu um decreto permitindo que o povo judeu pudesse se defender do ataque de seus perseguidores.
Como foi o reinado de Xerxes?
A origem de Xerxes na bíblia e nos livros históricos revela que ele foi um poderoso rei e governou um grande império que dominava um gigantesco território que ia desde a Etiópia até a Índia, com cerca de 127 províncias. Xerxes assumiu o trono após seu pai o designar, já que ele não era o seu primeiro filho.
Xerxes enfrentou uma grande rebelião na Babilônia e a cidade foi quase que completamente tomada. Após isso, Xerxes ordenou vários ataques contra a Grécia. Seu combate mais famoso foi contra o grande rei de Esparta, Leônidas, do qual saiu vitorioso.
A origem de Xerxes contribuiu bastante para que ele conseguisse alcançar o trono, mas a forma que ele governou e conquistou poder o tornou um dos reis mais conhecidos e poderosos de toda a história.
2 comentários em “Origem de Xerxes: conheça tudo sobre ele!”