A origem de Tiradentes: quem era e como surgiu o apelido?

Conheça a origem de Tiradentes e como surgiu o nome aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Tiradentes leia aqui!

Você sabe qual a origem de Tiradentes? Hoje falaremos sobre esse homem, que possui um feriado em sua homenagem, mas que ainda não sabemos exatamente por qual motivo! Vejamos sua origem e muito mais logo abaixo. Confira!

A origem de Tiradentes: quem era ele?

Seu nome era Joaquim José da Silva Xavier. Ele nasceu dia 12 de novembro, em 1746, na Vila São José, Minas Gerais. Filho de pai português e mãe brasileira, perdeu seus pais bem cedo, e quem o criou foi seu padrinho em Ouro Preto, Minas Gerais.

A origem de Tiradentes quem era ele
Fonte/Reprodução: original

Tiradentes faleceu em 1792, era militar (alferes) e também participou da Inconfidência Mineira

Por que ele era chamado de Tiradentes?

Joaquim teve várias profissões no decorrer de sua vida, e uma delas foi dentista. Naquela época, essa profissão se resumia em arrancar dentes, por isso ele ganhou esse apelido Tiradentes.

Causa da Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira foi um movimento que visava tornar Minas Gerais independente de Portugal, pois além de algumas pessoas dever muito a coroa portuguesa, os impostos e taxas só aumentavam e quem não pagasse teriam suas coisas confiscadas.

Por fim, viria a derrama, que era a obrigatoriedade da cobrança dos impostos relacionados à extração ouro de Minas Gerais. A elite mineradora, muito insatisfeita, pensou no movimento para acabar com tudo isso e ficar livre do controle de Portugal.

Quem eram os inconfidentes?

Os inconfidentes eram as elites mineradoras, alguns militares, pessoas que já não aguentavam pagar tantos impostos e que tinham dívidas altas com a coroa portuguesa.

Tiradentes preso e condenado

Joaquim era um ótimo comunicador, ele sabia lidar muito bem com as pessoas e falar com elas, então na intenção de conseguir mais pessoas para ajudar esse movimento, ele viajou para o Rio de Janeiro.

Enquanto Tiradentes viajava, a fim de conseguir mais pessoas para se juntar ao movimento da Inconfidência Mineira, ele havia sido denunciado por um dos supostos participantes da inconfidência. Sabendo disso, pediu ajuda a um amigo para se esconder, porém, o encontraram e o prenderam.

Tiradentes preso e condenado
Fonte/Reprodução: original

Joaquim Silvério dos Reis, foi quem denunciou os Inconfidentes, ele também fazia parte do grupo, mas preferiu denunciar seus parceiros em troca de liquidar suas dívidas com a coroa portuguesa.

Na prisão, diziam que Tiradentes era o líder do movimento e mesmo não sendo, ele assumiu toda culpa para proteger os seus amigos e parceiros. Todos que compactuaram com o movimento foram condenados à morte, porém os demais participantes conseguiram ter suas penas reduzidas, exceto Tiradentes, condenado à morte, porque ele era o que tinha a menor patente militar.

Além de Tiradentes preso e depois julgado como traidor, os bens dele foram confiscados, e salgaram sua terra, para não ter mais como cultivar nela e queimaram sua casa.

Como dito acima, ele foi condenado à morte na forca, no dia 21 de abril de 1792, mais especificamente no campo da Lampadosa, Rio de Janeiro.

Tiradentes como mártir e herói da república

Diante do que aconteceu no dia 15 de novembro de 1989, Tiradentes então foi reconhecido como mártir e herói da República, porque ele viveu a luta contra a monarquia, que acabara de ser interrompida com a Proclamação da República.

Deixe um comentário