Origem de Noé: conheça o herói bíblico!

Saiba qual a origem de Noé aqui no Origem das coisas, para saber mais sobre o surgimento do herói bíblico, leia aqui!

Embora seja protagonista de uma das mais populares e impactantes histórias da Bíblia, a origem de Noé é pouco explorada pelo grande público, que costuma ter conhecimento apenas de sua passagem no livro de Gênesis, onde é narrado o acontecimento do Dilúvio. Contudo, existe muito mais informações por trás desse herói bíblico, considerado até hoje pela Igreja como o Pai da Justiça.

Pensando nisso, este artigo contém os principais detalhes sobre a origem de Noé, além de, obviamente, toda sua trajetória até o Dilúvio e após o mesmo, com o início da repovoação da terra e os descendentes de Noé e seus filhos.

Qual a origem de Noé?

A origem de Noé acontece na região da Mesopotâmia, e é contada no texto apócrifo de Enoque, onde o patriarca Matusalém escolheu uma esposa para seu filho, Lameque, e o casal gerou um filho que, aos olhos do pai, parecia estranho. Ao ser levado para seu avô, Matusalém, foi dito que a criança tinha uma aparência semelhante à dos filhos do Senhor.

Qual a origem de Noé
Fonte/Reprodução: original

Seu nome vem do hebraico e significa “descanso, alívio, conforto”, pois acredita-se que seu pai, Lameque, acreditava que Noé traria conforto para a humanidade, que fora amaldiçoada por Deus devido aos pecados e transgressões.

Lições bíblicas sobre Noé

Desde a origem de Noé, ele foi visto como alguém que teria uma conexão significativa com Deus, e isso consta no seu viver descrito nos textos bíblicos, onde ele é mostrado como uma pessoa de fé, íntegra e justa, algo que inspira os religiosos até hoje, especialmente porque na história de Noé, ele é o único que vive desse modo, que o faz ser escolhido por Deus como o salvador da humanidade.

Onde Noé morreu?

Assim como outros patriarcas da Bíblia, Noé viveu por muitos séculos, falecendo aos 950 anos no Monte Ararate, que fica na região da atual Turquia. Não se sabe muitas informações sobre a morte do patriarca, mas ele foi um dos que mais viveu segundo os textos bíblicos.

Qual a história de Noé na bíblia?

Como dito anteriormente, a origem de Noé na Bíblia acontece no Livro de Gênesis, onde são mostrados os acontecimentos do Dilúvio, quando Deus amaldiçoou a humanidade devido aos pecados e transgressões.

Porém, Noé, por ser um homem justo e íntegro desde o nascimento, foi escolhido para salvar a humanidade e os seres vivos, ao ser ordenado por Deus que criasse uma Arca grande o bastante para comportar um casal de cada um dos animais, além de Noé e sua família, e quem aceitasse o embarque para sua salvação.

Qual a história de Noé na bíblia
Fonte/Reprodução: original

Com o Dilúvio, Noé e sua Arca vagaram pela Terra por pouco mais de um ano, até que Deus os direcionou para um local onde foi dado o início a repovoação do mundo pelos sobreviventes, tanto humanos, no caso os familiares de Noé, como seus filhos e netos, quanto animais.

Além da Bíblia, a origem de Noé é relatada no Torá, da religião judaica, e no Alcorão, do islã, este com uma versão semelhante a do patriarca, mas com um trecho que diz que um dos filhos de Noé morrera afogado no Dilúvio, por se negar a ouvir os avisos de seu pai sobre a ira de Deus.

Agora que você conhece melhor a origem de Noé e toda sua história, é interessante notar a perseverança do mesmo em um período tão difícil da humanidade, repleta de maldade e pecado. Além disso, as lições da história da Arca de Noé são inspirações não somente para os religiosos, mas também para pessoas que buscam ser justas no meio de um ambiente hostil.

2 comentários em “Origem de Noé: conheça o herói bíblico!”

Deixe um comentário