A história do Brasil possui muitas figuras marcantes que contribuíram para a identidade do país, e nesse conteúdo falaremos sobre a origem de Isabel, também conhecida como Princesa Isabel. O principal feito de Isabel, e que a deixou mais conhecida na esfera histórica, foi assinar a lei que aboliu a escravidão no Brasil, conhecida como a Lei Áurea
Graças a esse feito da filha de Dom Pedro II, o imperador do Brasil nos anos 1800, o nome Isabel passou a se tornar popular, no entanto, a origem de Isabel possui uma história bem antes da princesa herdeira brasileira popularizar esse.
Para saber mais sobre a origem de Isabel, a história por trás desse nome e porque ele se tornou tão popular, siga com a leitura!
Qual é a origem do nome Isabel?
A origem de Isabel possui diversos significados, no entanto, o nome também possui uma narrativa no campo da história, sobretudo na Europa. Nesse sentido, sua origem vem, principalmente, da esposa do Rei Eduardo II, Isabella da França e também da rainha da Espanha, Isabel de Castela.

É possível afirmar, também, que a origem de Isabel se expandiu conforme os judeus se instalaram em outras partes do globo. Popularizando, assim, esse nome charmoso e extremamente fácil de pronunciar e lembrar. Para os judeus, a origem de Isabel possui outro significado. Para eles, o nome significa “deus Baal é saudado”.
Quem foi a primeira mulher a usar o nome Isabel?
Ainda que seja difícil determinar quem foi a primeira mulher a usar o nome Isabel, pode-se dizer que a origem de Isabel e a primeira — ou uma das primeiras — a se chamar assim provém da Bíblia. Segundo a Bíblia, a mãe de João Batista e esposa de Zacarias, o Sacerdote, se chamava Isabel.
Nesse sentido, a origem de Isabel possuía outro significado: “Deus é meu juramento”, advindo também da língua hebraica, com o nome “elisheba”.
Por que o nome Isabel se tornou tão popular?
A origem de Isabel se tornou popular por inúmeros motivos, e o principal deles se deve ao fato desse nome vir da Bíblia, visto que o escrito influenciou muitas pessoas na hora de escolherem nomes para seus filhos.
Outra razão que contribuiu para a popularidade desse nome refere-se à sua fácil pronúncia e separação simples de sílabas, o que contribuiu para muitas crianças meninas aprenderem a pronunciar e escrever seu primeiro nome com mais facilidade.
Um fator que contribuiu para que o nome Isabel se tornasse tão popular no Brasil se deve à Princesa Isabel, mencionada anteriormente. Devido aos seus atos notáveis a favor da sociedade brasileira, sobretudo para aqueles que eram escravizados, o nome Isabel se tornou bastante popular no país.
Qual é a história por trás do nome Isabel?
Assim como todo nome, ocasionou em diversas variações do nome, mas a origem do nome Isabel é hebraica. A história por trás do nome Isabel, na cultura hebraica, possuiu sua primeira versão do nome, Izebel, que significa literalmente “casta”, ou seja, diversas categorias.

É possível dizer que a história por trás do nome Isabel refere-se à personalidade de Isabel na Bíblia, uma mulher dedicada com a religião e muito justa.
Isabel possui diversos significados em diferentes culturas, além de suas histórias. Ainda, sua popularidade cresce cada vez mais por ser um nome atemporal, elegante e possuir uma bagagem de grandes mulheres que também possuíam esse nome.