Conheça a Origem do dia de Lemanjá e algumas curiosidades sobre aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do dia da divindade africana, leia aqui!
Iemanjá é uma divindade bastante conhecida e adorada por religiões no Brasil, mas você sabe qual origem de Iemanjá e de seu dia? Conheça aqui a origem de Iemanjá, do seu dia e outras informações sobre essa divindade.
Quem é a Iemanjá?
Iemanjá é um orixá, divindade africana presente também nas religiões afro-brasileiras. Iemanjá é uma divindade muito importante e poderosa nessas religiões, considerada mãe dos adultos e dos orixás.

A origem de Iemanjá começa com seu nome, que vem de um idioma nigero-congolês, o Iorubá, seu nome vem do seguinte termo nessa língua “Yèyé omo ejá”, que significa “mãe cujos filhos são como peixes”.
Iemanjá é a divindade senhora das águas e rainha do mar e padroeira dos pescadores, a orixá também está relacionada aos títulos de maternidade, compaixão, perdão e também do amor.
Qual religião a Iemanjá é uma tendência?
Como já mencionado, Iemanjá é um orixá das religiões afro-brasileiras presentes em nosso país, a divindade tem grande espaço e papel importante nas religiões do Candomblé e da Umbanda.
Qual a origem de Iemanjá?
A origem de Iemanjá vem das religiões africanas, seguida pelo povo Iorubá. Iemanjá é o orixá do rio no qual deságua no mar, a divindade é filha do orixá rei dos oceanos, Olokun.
O rio que representa a origem de Iemanjá e sua história é o rio Ogun, rio que se encontra na Nigéria, no estado de Oxum.
E do dia de Iemanjá?
O dia de Iemanjá é comemorado na data de 2 de fevereiro, nesse dia é feito celebrações na praia com devotos vestidos de branco e fazem oferendas de diversos tipos como comida, jóias e outros objetos a divindade.
Não se sabe ao certo a origem do dia de Iemanjá, mas a data coincide com a data de que Nossa Senhora da Luz foi apresentada na igreja católica. A data também bate com a data do dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Iemanjá também recebe celebrações nas datas de 15 de agosto, 8 de dezembro e 31 de dezembro.
Qual a história de Iemanjá?
A história conta a origem de Iemanjá como filha do soberano dos mares, Olokun, que presenteou sua filha com uma poção que ela pudesse fugir de qualquer perigo. Tempos depois a orixá se casou Olofin-Odudua e tiveram dez filhos que também se tornaram orixás.
Por conta de ter amamentado todos seus filhos, Iemanjá ficou com os seios enormes, o que a deixava envergonhada, e após seu marido zombar dela por causa disso, Iemanjá ficou triste e irritada e largou seu marido em busca da felicidade.

Em sua busca ela se apaixonou e casou com o rei Okerê com a promessa de que ele não zombasse dos seios dela, no entanto, ao ficar bêbado Okerê zombou de Iemanjá que fugiu. O rei a perseguiu para desculpa-lá mas a orixá bebeu a poção que havia ganhado de seu pai que a transformou em um rio no qual suas águas deságuam no mar, Okerê com medo de perdê-la se transformou em uma montanha para que impedisse as águas de Iemanjá chegar no mar.
No entanto, Iemanjá recebeu auxílio de seu filho Xangô, que com um raio atingiu a montanha a partindo no meio, possibilitando que Iemanjá continuasse e chegasse ao oceano se tornando a rainha do mar.
Por que Iemanjá é a rainha do mar?
Agora que você sabe a origem de Iemanjá já imagina o porquê dela ser conhecida como a rainha do mar. Iemanjá é a primeira orixá a ser criada, recebeu o título de senhora e rainha do mar e das águas presentes na terra.
Seu título também pode ser ligado à sua história, contado logo acima, que após sua fuga do rei Okerê, a divindade retornou ao oceano e recebeu seu título de rainha do mar.
Quais as lendas por trás de Iemanjá?
Baseado no sincretismo religioso, Iemanjá no catolicismo é correspondente à Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Conceição e a Virgem Maria. Já na mitologia grega, a orixá corresponde a deusa Afrodite.
Você conheceu sobre a origem de Iemanjá e a origem do seu dia, além de outras informações e curiosidades sobre essa divindade presente no Candomblé e na Umbanda. E agora sabe o motivo de tantas pessoas acreditarem e ter fé em Iemanjá.