Conheça a origem de Herodes e quem foi aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgiemnto do rei Herodes, leia aqui!
Um dos personagens conhecidos da história de Jesus, você conhece a origem de Herodes? Sabemos que a Bíblia é considerada por muitas pessoas como um livro histórico. Ela contém muitos relatos de eventos importantes, incluindo a criação do mundo, a história do povo de Israel e também a de Jesus Cristo.
Mas, além disso, ela relata a vida de muitos homens de grande importância na história de Jesus, como os Reis da Judeia, entre eles conheceremos a origem de Herodes.
Para compreender melhor as histórias contidas na bíblia é importante conhecer a vida de muitos destes personagens, assim fica mais fácil decifrar alguns mistérios. Por isso, confira nosso conteúdo com um as principais informações sobre a origem de Herodes.
Quem foi Herodes?
De acordo com a origem de Herodes, ele era conhecido como Rei Herodes I, ou também Herodes o Grande, foi governador da Judeia de 37 a.C. a 4 d.C.. Ele era um monarca autoritário e ambicioso que construiu muitas infraestruturas importantes, como o Templo de Jerusalém e o palácio de Massada.

Existem várias pessoas chamadas de Herodes mencionadas na Bíblia. Todos esses são descendentes de Herodes I, que teve muitos filhos e netos com suas várias esposas e formou um grande clã. Portanto, quando falamos sobre a origem de Herodes, temos a tendência de considerar Herodes, o Grande, que de fato foi o mais importante entre eles.
Qual a origem de Herodes?
A origem de Herodes, o Grande, se dá a partir de seu nascimento em Jericó, na Judeia, em 73 a.C. Seu pai, Antípatro, era um edomita e sua mãe, Cipros, era de origem árabe.
Em meados do ano 60 a.C., Jerusalém foi conquistada por Pompeu, um militar e político romano encarregado de reorganizar os territórios romanos no Oriente. Como resultado, a Judeia tornou-se uma província subordinada a Roma. Antípatro, pai de Herodes, apoiou Pompeu sendo recompensado com a cidadania romana e o cargo de procurador da Judeia.
Seguindo os passos de seu pai, Herodes se tornou amigo de Marco Antônio, um político e general romano, e sua aliança com Roma o levou a ser nomeado governador da Galileia em 47 a.C.
Marco Antônio deu a Herodes a realeza da Judeia e o reconheceu como tal pelo Senado, o que lhe deu o poder de ditar sua soberania em toda a Palestina. Com o apoio de um exército romano, Herodes cercou Jerusalém em 37 a.C. e se tornou o rei da região.
Por que Herodes é importante na história?
A importância da origem de Herodes I, vai além do que está mencionado sobre ele nas escrituras sagradas, ele não apenas construiu em sua própria região, mas também em cidades estrangeiras. Sua principal realização foi a reconstrução e ampliação do Templo de Jerusalém.

Apesar da origem de Herodes ser edomita, ele reconstruiu Samaria e reformou a Torre de Estratão no Mediterrâneo, construindo um porto artificial, estabeleceu um impressionante palácio para si mesmo em Jerusalém.
Também reconstruiu a fortaleza de Antônia, além disso, ergueu cidades, praças, templos e anfiteatros em várias partes do Império, homenageando a si mesmo, sua família ou os imperadores romanos.
O que representa o nome “Herodes”?
O seu nome vem do grego e significa “herdeiro” o que fala um pouco sobre a origem de Herodes, já que este herdou grande influência nos círculos romanos de seu pai.
Apesar de ser complacente em alguns momentos, o rei Herodes também era muito cruel. Ele não hesitou em matar membros de sua própria família, incluindo sua esposa e filhos, em meio a intrigas domésticas.
Sua natureza desconfiada e sanguinária ficou evidente quando ele descobriu o nascimento de Jesus, o rei prometido aos judeus, e decretou a morte de todas as crianças menores de dois anos em Belém, temendo que alguém pudesse ameaçar seu trono.
Herodes morreu aos cerca de 70 anos em 4 a.C. A natureza exata de sua doença é desconhecida, mas alguns estudiosos sugerem que ele sofria de uma doença renal crônica. De acordo com seu testamento, seu reino foi dividido entre três de seus filhos: Arquelau (Judeia e Samaria), Herodes Antipas (Galileia e Peréia) e Filipe (Tturéia e Traconítides).