Descubra a origem de Golias aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento da figura bíblica, leia aqui!
Mesmo sendo um dos personagens principais de uma clássica história bíblica, é comum que muitos não conheçam a origem de Golias, o gigante campeão dos filisteus que sempre causou um gigantesco temor nos israelitas.
O personagem, que disputou uma grande batalha contra Davi, que já foi retratada de diversas formas na cultura de todo o mundo, seja em livros, quadrinhos, filmes ou desenhos, figura uma das histórias com moral mais interessante.
Pensando nisso, este artigo possui os principais detalhes sobre a origem de Golias, desde o seu nascimento, perpassando toda a sua jornada até chegar a batalha tão conhecida na Bíblia, que até hoje traz grandes ensinamentos para o povo de Israel e para os cristãos.
Qual a origem de Golias?
A origem de Golias nos leva para a cidade de Gate dos Filisteus, no ano de 1.200 a.C. Embora não possua nenhum parentesco confirmado de fato, estudiosos acreditam que Golias seria neto de Arba e filho de Enaque, membros dos conhecidos anaquins, que seriam os gigantes das histórias bíblicas.

Sendo um dos anaquins, Golias herdou a grande estatura dos seus descendentes, e os textos bíblicos afirmam que ele possuía 6 côvados e um palmo, algo que chegaria a aproximadamente 4 metros de altura.
Qual a história de Golias?
Além da origem de Golias, pouco se sabe sobre sua trajetória antes de se tornar um soldado e campeão dos filisteus. Nessa época, graças a sua estatura, Golias causava espanto e terror por onde passava, com muitos desistindo de batalhar devido a simples presença do gigante.
No campo de batalha, os textos afirmam que ele usava uma cota de malha de aproximadamente 57 kg, algo que também era motivo de espanto para qualquer força inimiga que ousasse desafiar os filisteus, o que, obviamente, aconteceu com o povo de Israel ao serem surpreendidos com os inimigos reunidos em Judá.
Ao se prepararem para o combate, os israelitas ouviam os gritos desafiadores de Golias, que exigia um campeão para o confrontar em um combate individual, com o perdedor se tornando servo do exército adversário. O desafio durou cerca de quarenta dias, até chegar aos ouvidos de Davi, que aceitou lutar contra o guerreiro.
Por ser pequeno, e também nunca ter sido treinado, Davi não conseguiu colocar uma armadura, e foi ao desafio de Golias apenas com sua funda, uma espécie de estilingue daquela época.
O gigante debochou do pequeno, mas não previu que uma pedra lançada agilmente o atingiria bem na cabeça, fazendo-o desequilibrar e cair ao chão. Neste momento, Davi usou a espada do próprio Golias e arrancou sua cabeça, vencendo o desafio imposto pelos filisteus.
O que significa Golias na Bíblia?
Na origem de Golias, seu nome vem do hebraico e significa “exilado” ou “adivinho”. Esse nome provavelmente se deu por ele ser um mercenário contratado pelo exército filisteu, algo muito comum para os anaquins, que diferente do que muitos acreditam, não são necessariamente gigantes.

De modo figurado, o gigante significa o desafio insuperável, o mal maior que uma pessoa teria que enfrentar sem grandes armas ou armaduras, mas que teria a capacidade, contra todas as estatísticas, de vencer. Portanto, uma figura que integra parte de uma mensagem de esperança e fé.
Lições bíblicas sobre Golias
Em muitas vezes que se contam a origem de Golias e a sua história com Davi, muitos buscam ensinar, especialmente para as crianças, que nem sempre algo gigantesco e assustador é invencível ou insuperável, especialmente para aqueles que acreditam no seu potencial e ideal ou, no caso da fé cristã, no poder de Deus.
Conhecendo melhor a origem de Golias, é interessante notarmos a importância do mesmo, embora não tenha uma participação tão longa nos textos bíblicos. O ensinamento da história de Davi e Golias é tão vasto que pode ser ensinado não somente para crianças, como para todas as pessoas, especialmente aquelas que passam por situações complicadas no seu dia a dia.
3 comentários em “Origem de Golias: conheça a história do guerreiro de Gate!”