Conheça a origem de Eva: a primeira mulher!

A origem de Eva surgiu do desejo de Deus em criar uma companhia para Adão, o primeiro homem. Mas você conhece os detalhes desta história e como a origem de Eva influenciou no curso da História ocidental?

Neste artigo, falaremos mais sobre a origem de Eva e descobriremos mais detalhes sobre essa importante personagem Bíblica. Boa leitura!

Qual a origem de Eva na bíblia?

Segundo a Bíblia, a origem de Eva deu-se da seguinte forma: Deus criou primeiro Adão e o colocou no jardim do Éden, mas logo viu que todos os animais tinham um par, então criou Eva para servir de companheira para Adão.

Na origem de Eva, sua matéria prima principal foi uma das costelas de Adão. A Bíblia conta que Deus fez com que Adão caísse em um sono profundo e só então removeu uma de suas costelas, usando-a para formar a primeira mulher que veio a existir.

Qual a origem de Eva na bíblia
Fonte/Reprodução: original

Adão chamou então a sua esposa e deu-lhe o nome de Mulher. Após isso, Deus os abençoou e deu a eles o trabalho de povoar e cuidar do Jardim.

O Éden era maravilhoso, repleto de belas paisagens, árvores, frutas e muitos animais dóceis. Eles tinham tudo o que precisavam, comida, boa saúde, a companhia um do outro e eles não morriam.

Qual a história de Eva?

Segundo a Bíblia, a origem de Eva e seu marido veio do desejo de Deus em criar um ser semelhante a Ele e com suas qualidades. Por isso, o jovem casal devia apenas ser grato ao seu Criador e obedecer às suas ordens justas. Mas, como muitos de nós já sabemos, não foi o que aconteceu.

Certo dia, Eva estava sozinha e perto da árvore da qual Deus havia dito para não comer do fruto. A serpente, que na verdade era o Diabo, se aproximou de Eva e tentou enganá-la, dizendo que Deus estava enganando ela, que se ela comesse do fruto proibido, na verdade, seria igual a Deus.

Eva então acreditou na serpente, comeu do fruto e ofereceu ao seu marido, que também a comeu.

Lições bíblicas sobre Eva

O pecado de Eva e Adão é também conhecido como O Pecado Original. De acordo com o mito, essa seria a primeira desobediência do ser humano diante de Deus, o que acarretaria na expulsão de ambos do Éden (paraíso).

Nesse sentido, a escritura sagrada do cristianismo passa algumas noções que podemos extrair algumas noções, principalmente quando levamos em consideração o mito do pecado original, o papel da primeira mulher (enquanto representante de todas as mulheres) e a relação de ambos com a sociedade contemporânea.

Segundo a Dra. Juliana Tavares, especialista na história dos cristianismos, os textos bíblicos eram, muitas vezes, utilizados pelas instituições cristãs para legitimar violências e silenciamentos às mulheres, o que é evidenciado pelo apagamento de personagens e vozes femininas na literatura de ambos Novo e Antigo testamentos.

Esse fenômeno é percebido principalmente pelo movimento feminista do final do século XIX, com destaque na liderança de Elisabeth Cady Stanton, o que irá resultar na publicação dos dois volumes da Bíblia da Mulher, respectivamente em 1895 e 1898.

Entender essa relação é fundamental pois, como evidencia a historiadora, existe uma construção no ideário do tecido social da figura de Eva (logo, de todas as mulheres) como a responsável por permitir o triunfo do mal.

Essa narrativa serve, em última instância, aos discursos fundamentalistas cristãos contemporâneos para deslegitimar a causa feminista, relacionando-a ao mito do pecado original como transgressores de um padrão de moralidade que tem como eixo central a figura do homem.

Quem foi a primeira filha de Eva?

Em toda a Bíblia, não é falado o nome de nenhuma filha de Adão e Eva. O livro de Gênesis menciona apenas o nome de três filhos do casal: Caim, Abel e Set. Além disso, a escritura também fala que eles tiveram muitos outros filhos e filhas, mas não os menciona nominalmente.

Quem foi a primeira filha de Eva
Fonte/Reprodução: original

A origem de Eva, a primeira mulher na mitologia cristã, é fundamental para compreensão do cristianismo. Além de oferecer um vislumbre do pensamento religioso, serve também para desvelar eventos e discursos que vemos no nosso dia a dia.

1 comentário em “Conheça a origem de Eva: a primeira mulher!”

Deixe um comentário