Conheça a origem de corpus christi e porque é comemorada 60 dias após a páscoa só aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do corpus christi leia aqui!
A origem de Corpus Christi, essa data tão importante para o calendário cristão, está ligado à ideia de celebrar algo muito importante dentro dos ensinamentos católicos: a Eucaristia. É um momento muito especial para os religiosos e que carrega bastante significado. Além disso, é lembrado há séculos.
Mas não é só a isso que se liga essa data tão importante. Outros fatores e acontecimentos milagrosos também têm sua parcela de influência sobre a criação dessa data que não pode ser ignorada pelos cristãos.
Para saber mais sobre a origem de Corpus Christi, bem como outras informações associadas a essa celebração, acompanhe o texto até o final.
O que é e qual origem de Corpus Christi?
A origem de Corpus Christi se deu há muito tempo, no distante século XIII. Foi nessa época, no pontificado do papa Urbano IV, que a Igreja resolveu instituir a data no calendário como uma forma de homenagear e celebrar um importante rito católico: o sacramento da Eucaristia. Nesse rito, os religiosos consomem a hóstia, que representa o corpo de Cristo.
O que se comemora do dia de Corpus Christi?
O Corpus Christi é um momento para os católicos festejarem a Eucaristia e tudo o que ela representa. O ato de consumir a hóstia é muito importante porque, entre outras coisas, ela está associada à memória da última ceia, momento em que Jesus Cristo se despediu de seus discípulos.

Dessa forma, a Eucaristia também é uma forma de lembrar o processo de morte e ressurreição pelo qual passou Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã e os escritos bíblicos, o próprio Jesus Cristo pediu que o ato do compartilhamento do pão e do vinho, feito na última ceia, fosse repetido pelos seus seguidores, de forma a manter viva sua memória. Isso torna esse momento muito importante para os seguidores da fé cristã.
Diante da relevância desse ato, a Igreja criou a data do Corpus Christi no ano de 1264, que tradicionalmente é comemorado 60 dias depois da Páscoa. O termo Corpus Christi em si, é derivado do latim “Corpo de Cristo”, o que tem tudo a ver com o significado da data.
Os relatos de Juliana e o Milagre de Bolsena!
A origem de Corpus Christi também está ligada a duas coisas que aconteceram em meados do século XIII e que tiveram grande influência na criação da data. Uma freira belga, chamada Juliana de Mont Cornillon, segundo os relatos, teve sonhos e visões do que ela considerou ser mensagens divinas.
Essas mensagens apontavam para a importância da criação de uma data, um momento de celebração, para a Eucaristia. Esse relato se espalhou e chegou até o papa Urbano IV. Mas, isso não foi a única coisa que influenciou o religioso a criar a data. Um fato, conhecido como o Milagre de Bolsena, também teve sua parcela de importância.

Essa história narra o fato de que um sacerdote, chamado Pedro de Praga, após visitar o para em Roma e voltar a Bolsena, celebrou a Eucaristia e, durante o ato, uma hóstia consagrada começou a sangrar. A notícia do acontecimento se espalhou e mais uma vez chegou aos ouvidos de Urbano IV que não demorou e instituiu a celebração de Corpus Christi.
Esses foram os dois fatores, além da ideia de manter viva a memória de Jesus Cristo, que influenciaram a origem de Corpus Christi. De toda forma, a data se tornou de fato um momento de reacender a importância da comunhão para os católicos e até hoje, séculos após sua criação, continua carregada de significado para os religiosos.
1 comentário em “Conheça a origem de Corpus Christi comemorada 60 dias após a Páscoa!”