Saiba a Origem das vespas mandarinas aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento da banda de rock, leia aqui!
Conheça a origem das Vespas Mandarinas, uma banda do gênero pop rock atualmente composta por três integrantes, que também explora o estilo indie rock em suas músicas. Formada no ano de 2009, as Vespas Mandarinas fizeram grande sucesso em São Paulo, local onde o grupo se originou.
As canções do talentoso álbum “Animal Nacional” lançado na origem das Vespas Mandarinas teve como principais consequências a indicação da banda ao Grammy Latino do ano de 2013 na divisão de “Melhor Álbum de Rock Brasileiro”. Além disso, devido a essa indicação, as Vespas Mandarinas dominaram as rádios da época.
Então, se você quer saber mais sobre a origem das Vespas Mandarinas, suas músicas de sucesso, seus membros e, ainda, curiosidades dessa banda tão popular dos anos 2010, confira tudo aqui!
Qual a verdadeira origem das vespas mandarinas?
A origem das Vespas Mandarinas sucedeu-se em São Paulo, no Brasil, em 2009. Desde seu início a banda foi muito elogiada e chamou atenção dos ouvintes do gênero do rock. Não houve apenas uma canção que alavancou o sucesso das Vespas Mandarinas, mas sim uma série de músicas que fazem parte do álbum “Animal Nacional”.

Suas canções ocuparam a maioria das rádios de rock e músicas populares de São Paulo, como a Kiss FM e 89 FM A Rádio Rock. Dessa forma, a origem das Vespas Mandarinas já obteve sucesso repentino e já era uma das bandas dominantes da esfera roqueira, participando até de programas de TV e festivais, sobretudo o famoso Lollapalooza.
Com essa fama, a banda de rock lançou seu segundo álbum de estúdio no ano de 2017, chamado “Daqui Pro Futuro”. O álbum, aclamado tanto na crítica quanto na opinião popular, contou com muitas participações de outros artistas, como Samuel Rosa, o vocalista de outra banda de rock popular Skank, e parcerias em composições das músicas e instrumentos variados, por exemplo, o responsável pelo baixo na banda brasileira Jota Quest.
Quem foram as integrantes das vespas mandarinas?
Durante a origem das Vespas Mandarinas, a banda era formada por quatro integrantes. Alguns deles deram adeus ao grupo, enquanto outros nomes foram acrescentados a essa banda de sucesso. Podemos citar alguns como Lena Papini, que atuou no baixo durante o tempo que permaneceu nas Vespas Mandarinas. Além dela, o baterista Peu Lima também já participou do grupo.
Apesar dessas mudanças, a banda possuiu uma formação estável durante um bom tempo. Na origem das Vespas Mandarinas, com Thadeu Meneghini que atuou no vocal e guitarra e, além disso, era considerado o líder do grupo. Assim como Thadeu, Chuck Hipolitho também operava a guitarra e os vocais, mas foi o primeiro membro a se retirar da banda de rock, em junho de 2018.
Já Flávio Guarnieri era o baixista do grupo e é responsável por fazer muitos dos sons mais formidáveis das músicas da banda. E, por fim, André Dea era o baterista do grupo, sendo esse um dos instrumentos usados em suas músicas para trazer mais intensidade, que abordava também o gênero pop e indie rock com seus diferentes ritmos.
Nas Vespas Mandarinas continua Thadeu Meneghini como vocalista e guitarrista, enquanto um novo integrante, Bart Silva, atua na bateria.
Músicas mais tocadas da banda
O álbum Animal Nacional, lançado na origem das Vespas Mandarinas, alcançou uma quantidade impressionante de fãs e admiradores. Entretanto, o que mais chamava atenção para a banda — e continua a chamar até hoje — se deve ao fato de que o quarteto não produziu apenas um hit de sucesso em seu álbum de estreia, mas sim vários. Como:
- “Cobra de Vidro”
- “O Vício e o Verso”
- “A Prova”
- “Santa Sampa”
- “Não Sei O Que Fazer Comigo”
A partir da origem das Vespas Mandarinas, o sucesso de suas canções foi imediato, sobretudo por causa de suas sonoridades que animam os ouvintes e composições um tanto complexas. Até hoje, a excepcional elaboração dos instrumentos nas músicas é um dos mais recorrentes elogios quando se fala da banda.
Mais curiosidades
A primeira curiosidade sobre a origem das Vespas Mandarinas a ser abordada aqui diz respeito ao nome da banda. A vespa mandarina é um inseto que habita o continente asiático e é um dos animais de sua espécie mais perigosos da Terra, devido a sua neurotoxina em que seu veneno mata. O inseto é responsável pela morte de outros insetos, como as abelhas, e também seres humanos.
Outra curiosidade acerca da origem das Vespas Mandarinas pode ser percebida no estilo musical que a banda sempre seguiu e projetou para sua identidade. O grupo tinha como principais inspirações e influências grandes nomes do rock brasileiro, por exemplo, o renomado Paralamas do Sucesso, os atemporais Engenheiros do Hawaii e também os épicos e inesquecíveis Titãs.

Uma curiosidade acerca de um dos ex-integrantes — e também um dos mais populares entre eles — é sobre Chuck Hipolitho. Segundo Chuck, os fatores principais necessários para impressionar o público e também os produtores quando se é um artista ou banda nova são: criatividade, espontaneidade e produzir materiais com originalidade.
Além dessas curiosidades, as Vespas Mandarinas abriram o show no palco principal e mais importante do Lollapalooza do ano de 2014, fato que trouxe mais atenção para o quarteto e os consolidou como uma das bandas mais famosas de rock do cenário do país na época. O grupo não só teve sua performance no palco principal como também apresentou uma música nova na época.
A origem das Vespas Mandarinas é recheada de um ensinamento que serve para muitos artistas e bandas independentes do país. Isso porque o grupo insistiu em mostrar suas produções e capacidade mesmo em uma esfera que parecia desvantajosa para o gênero do rock no Brasil. O sucesso e perseverança da banda garantiu sua indicação no Grammy Latino e um dos primeiros nomes mencionados quando o assunto é rock brasileiro da última década.