Qual a Origem das Religiões?

Você já parou para pensar sobre a origem das religiões? A religião é algo presente na vida da maioria das pessoas, no entanto, é raro pararmos para pensar além da origem da nossa própria religião. Por isso, veja, neste conteúdo, mais informações sobre a origem das religiões.

Qual a origem das religiões?

É impossível traçar a origem das religiões de maneira precisa, uma vez que é bem provável que elas tenham ocorrido antes da origem da própria ideia de escrita. No entanto, acredita-se que o fenômeno religioso ocorreu na humanidade entre o período Paleolítico e Neolítico, quando a humanidade passou a enxergar certos fenômenos da natureza, por exemplo, a chuva e o fogo como manifestações divinas.

Qual origem das religiões
Fonte/Reprodução: original

Assim, cada religião tem sua própria origem e cada uma determinada pela vivência da sociedade. Por exemplo, o cristianismo, ou pelo menos catolicismo, começou quando os apóstolos se espalharam para pregar a palavra de Jesus.

Já o protestantismo se iniciou em 1517, com Martinho Lutero, que descordava das ações da igreja romana e do papa. Porém, nos próximos tópicos, você verá com mais detalhes a origem de cada religião.

Qual é a importância da religião para cada cultura?

A importância da religião para as culturas humanas é incomensurável, e a origem das religiões está intimamente ligada com a própria origem da civilização. O sistema hierárquico nas primeiras tribos pode ser classificado, de forma grosseira, como uma das primeiras formas de governo.

Muitas das religiões primitivas, e até diversas das religiões modernas, trazem consigo códigos e leis para a gestão da sociedade, um vestígio dessa ligação entre religião e sociedade. Isso nos mostra como a religiosidade moldou todo o pensamento e a moralidade de diversas culturas ao redor do mundo.

Quais religiões existem?

Estima-se que atualmente existam milhares de religiões espalhadas pelo mundo, cada uma com suas próprias características, leis e divindades. Por essa razão, seria impossível listar todas aqui. Vejamos então algumas das maiores religiões do Brasil e do mundo.

Catolicismo

A Igreja Católica Apostólica Romana é a vertente cristã mais antiga, com a linhagem papal traçada historicamente até São Pedro, considerado o primeiro papa. Os ensinamentos do catolicismo giram entorno da Bíblia e da tradição apostólica, bem como dos santos e sábios da Igreja.

Protestantismo

O protestantismo é outra vertente do cristianismo, surgiu no ano de 1517. O movimento protestante foi fundado por Martinho Lutero a partir de suas 95 Teses, baseado no descontentamento de Lutero com certas doutrinas e práticas da Igreja Católica.

Foi a partir do protestantismo que surgiram muitas das atuais denominações cristãs, como os neopentecostais e os evangélicos.

Islamismo

O islamismo, assim como o cristianismo e o judaísmo, é uma religião abraâmica — isto é, vinda do patriarca bíblico Abraão. Foi fundado pelo profeta Maomé, a partir de uma revelação pessoal feita a ele pelo arcanjo Gabriel, que lhe teria transmitido os ensinamentos, transcritos para o Alcorão, o livro sagrado do Islã.

Hinduísmo

O hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, atrás apenas do islamismo e do cristianismo, e está ligado com a origem das religiões. Suas crenças são politeístas (isto é, os hindus creem em diversos deuses), e são diversas, pois as crenças hindus variam muito conforme a região onde o hinduísmo é praticado.

Alguns historiadores afirmam que o hinduísmo talvez seja a religião mais antiga da humanidade, e seus escritos mais antigos são anteriores à Idade do Ferro.

Budismo

O budismo é uma religião indiana baseada nos ensinamentos do Buda, uma figura iluminada que nasceu na Índia há milhares de anos. Apesar de ser classificado como uma única religião, o budismo possui diversas “escolas” que possuem diferentes crenças. No entanto, alguns dos pontos principais do budismo são o desapego ao ego e ao materialismo como formas de eliminar o sofrimento.

Uma crença muito comum que se tem acerca do budismo é o de que budistas não creem em Deus. Essa é uma crença errônea. O budismo crê em deus e em divindades, no entanto, eles o fazem de uma forma diferente das religiões ocidentais tradicionais.

Umbanda

A Umbanda é uma religião de matriz africana criada no Brasil, a partir do sincretismo entre as crenças oriundas da África, o catolicismo brasileiro, e também um pouco da religiosidade indígena.

Apesar da crença na Bíblia, em Jesus e nos santos, a Umbanda é fundamentalmente um culto às almas, especificamente os caboclos e pretos velhos, que acreditam ser almas de pessoas muito sábias que voltam à Terra para ensinar e auxiliar os vivos.

Candomblé

O Candomblé é uma religião brasileira de matriz africana, também baseada no sincretismo entre a religiosidade africana e o catolicismo.

No entanto, é presente apenas o culto aos orixás, e durante as cerimônias da religião, os participantes recebem emanações das energias dos orixás. Apesar de muitas das crenças do Candomblé serem oriundas da religiosidade africana, é uma religião que surgiu em solo brasileiro.

Quimbanda

A Quimbanda é uma religião brasileira que surgiu a partir do sincretismo entre a espiritualidade africana, e os antigos grimórios de magia e diabolismo europeus, bem como da tradição cipriânica-faustiana.

A Quimbanda é o culto de exú e pombagira, bem como um culto a demônios. A figura maior na Quimbanda é o chamado Chefe Império Maioral, o Diabo (também chamado por alguns praticantes de Vossa Santidade Maioral, o Diabo), representado pela imagem de Baphomet.

Qual é a religião oficial do Brasil?

Oficialmente, o Brasil é um país laico e não possui religião. No entanto, estatisticamente falando, a maior religião no Brasil é o cristianismo, em especial, o catolicismo romano.

O que são religiões apóstatas e o que significa?

Religiões apóstatas são religiões que se distanciam ou se desconectam das crenças cristãs, especialmente das crenças católicas. O termo “apostasia” vem do grego e tem por significado afastar-se ou distanciar-se de Deus. O termo foi usado pelos católicos para definir aqueles que, de livre e espontânea vontade, renegavam a Deus.

O que são religiões apóstatas e o que significa
Fonte/Reprodução: original

Tratar da origem das religiões é um tema bastante complexo, pois a origem das religiões está intrinsecamente ligada à origem da própria civilização. Quando primeiro vimos os raios, ouvimos o som dos trovões, ou o brilhar o fogo, vimos ali nossos primeiros deuses. Por essa razão, é tão importante conhecer sobre a religiosidade e como ela nos afeta e envolve.

Deixe um comentário