Você sabe qual a origem das primeiras escolas de pensamento? Criadas no século VI a.C. com o propósito de desenvolver um campo de estudo pelo qual todas as ciências pudessem beber dos mesmos princípios, as escolas de pensamento se consolidaram no ocidente e culminaram nas investigações de diversas áreas relacionadas a sociedade humana.
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O que é uma escola de pensamento?
Escola de pensamento é o nome dado a um grupo de pensadores que compartilham ideais, crenças, valores, princípios, teorias e métodos de investigação em uma certa área específica do conhecimento. Além disso, ela possui uma metodologia própria de identificação e pesquisa.

A origem das primeiras escolas de pensamento remonta a um passado longínquo, onde surgem com o propósito de sistematizar e organizar certos conceitos para serem tema de investigações posteriores. Isto é, toda escola de pensamento propõe temas universais que serão tratados para além da duração de vida dos seus membros fundadores.
Essas escolas podem surgir em qualquer área do conhecimento e servem de anteparo para muitas descobertas científicas e para o desenvolvimento de filosofias atemporais. Veremos dois casos muito específicos: a origem das primeiras escolas de pensamento na filosofia e na psicologia.
Qual a origem das primeiras escolas de pensamentos?
A origem das primeiras escolas de pensamento se dá na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C., em torno das cidades de Atenas, Mileto, Samos e Éfeso, no mar Mediterrâneo. Elas eram de caráter multidisciplinar e tinham como fundamento o uso da razão na investigação dos saberes.
Filosofia, matemática, música, metafísica, cosmologia, ética e política, são alguns dos temas mais presentes nessas escolas de pensamento, cujo principal objetivo era estabelecer verdades universais não fundadas em crenças ou suposições mitológicas, mas na razão.
Sua origem se deve, em parte, pela expansão do império Helenista e pelo contato com culturas totalmente diferentes e díspares. Esse intercâmbio cultural fez necessário uma reavaliação de tudo o que se sabia — ou se suponha saber — sobre a realidade do universo e da sociedade.
Essas descobertas fascinaram a população grega e deram uma oportunidade de crescimento ímpar. Àquela altura, numa sociedade rodeada de filósofos de todos os tipos, era quase inevitável a origem das primeiras escolas de pensamento filosóficas.
Onde surgiram as primeiras escolas filosóficas?
Com a origem das primeiras escolas de pensamento, muitos desses pensadores foram se formando e criando as suas próprias escolas na Grécia Antiga. A maior parte deles era filósofo e estabeleceu certos fundamentos para as primeiras escolas filosóficas.
Os chamados pré-socráticos se estendem ao longo do território grego e se dividem de acordo com princípios filosóficos prévios, para destacar: a escola pitagórica buscava a harmonia da forma e da beleza por meio da arte e da matemática; a escola jônica, proeminente em Mileto, que defendia que a essência da natureza é a água.

A escola eleática, cujo expoente notório foi Parmênides, acreditava que toda a natureza era fruto da ação de um ser imóvel, invisível e indestrutível. Enquanto os sofistas (nome dado aos membros da escola), buscavam entender o fundamento do mundo a partir da argumentação lógica e racional.
Estabelecidos em Sócrates, Platão e Aristóteles, perpassando pelos neoplatônicos, romanos, escolásticos e chegando à filosofia moderna, muitos conceitos foram peças-chave para a criação de outras disciplinas do conhecimento, como a Psicologia.
Como surgiram as primeiras escolas de psicologia?
Muito inspirada pela ideia do fundamento racional da escola sofista, e pelos ensinamentos do filósofo Augusto Comte, quanto ao positivismo, pelo empirismo filosófico (filosofia focada nas percepções do homem), a fisiologia e a farmacologia, se deu a origem das primeiras escolas de pensamento no ramo da psicologia, na Alemanha do final do século XIX, mais precisamente em 1870.
Oriundas de escolas de pensamentos diversas, a psicologia como campo de estudo foi iniciada por Wilhelm Wundt, médico alemão que determinou o objeto de estudo da psicologia, criando o primeiro laboratório para a análise do tema, em 1879. Como precursor deste campo de estudo, sua contribuição possibilitou a origem das primeiras escolas de pensamento na psicologia: as escolas estruturalistas.
Os estruturalistas, como Wundt e o também médico Edward Titchener, buscavam estruturar e hierarquizar processos conscientes da mente e descrever processos mentais a partir de componentes básicos e comuns da psique humana.
Seguindo seus fundamentos, o americano William James desenvolveu o pragmatismo e o funcionalismo, em 1880. Os EUA foram o segundo país, após Alemanha, a desenvolver uma escola da área de psicologia. Assim, os pragmatistas tinham como proposta investigar as origens e razões dos comportamentos do homem no seu meio.
Segue-se, daí, a escola da psicanálise, de Sigmund Freud, que propunha a compreensão das motivações inconscientes do sujeito e seus efeitos. Além disso, também surge o behaviorismo, liderado por John Watson, que enfatizava a importância de mensurar e avaliar os comportamentos humanos.
Muitas outras matrizes filosóficas e psicológicas decorreram da origem das primeiras escolas de pensamento. Diversas ainda se formam e, como podemos ver, o pontapé inicial dado pelos pré-socráticos possibilitou que vários conceitos fossem trabalhados individualmente devido à sistematização de seus princípios, uma consequência direta disso é a ciência moderna, tal como hoje a conhecemos.