A Origem das Primeiras Artes aconteceu durante a Pré-História, momento em que a linha do tempo da história da arte se iniciou. Com elas, conseguimos entender o contexto de alguns povos e descobrir mais informações sobre a própria evolução humana. Assim, entenda como se deu a origem das Primeiras Artes e sua história, neste conteúdo, confira!
O que é a arte?
A arte é considerada a forma que o ser humano consegue expressar suas emoções. Ela tem um caráter estético e é representada por diversas formas, como: pinturas, dança, literatura, cinema, música, arquitetura.

Após a origem das Primeiras Artes, durante a Pré-História, ela avançou muito e hoje tem um lugar de destaque dentro de nossa sociedade. Toda forma de arte consegue transmitir sensações e emoções, além disso, é uma forma que as pessoas podem se expressar.
Para as pessoas conseguirem acompanhar a história da arte no mundo, foi criado uma linha do tempo para dividir as manifestações artísticas desde a origem das Primeiras Artes na Pré-História. Considerando também a criação de movimentos artísticos e principais nomes. Essa linha do tempo inicia-se na Pré-História (30 mil a.C. até 4 mil a.C.) e é finalizada na Idade Contemporânea com as artes do século XIX.
Qual a origem da arte?
A Origem das Primeiras Artes ocorreu na Pré-História, cerca de 30 mil a.C. até 4 mil a.C. Durante essa época, foi possível não só acompanhar todo o desenvolvimento humano, mas também as primeiras manifestações artísticas. A arte rupestre e algumas esculturas são as artes que dominaram esse período.
Por conta disso, a arte é considerada algo que esteve sempre presente no mundo todo. Com o passar do tempo, tornaram-se mais sofisticadas e conforme o estilo de vida do período. Essa sofisticação é retratada nas artes da Antiguidade, onde as produções artísticas ganharam força.
Qual a história da arte?
Toda a história da arte foi construída e organizada em períodos. Os quais acompanham todo o desenvolvimento da humanidade, desde os tempos mais remotos. A origem das Primeiras Artes aconteceu na Pré-História, com a arte rupestre feita por hominídeos durante essa época.
É considerada arte rupestre, gravuras e pinturas realizadas dentro de cavernas. Com essa manifestação, foi possível descobrir sobre a vida e crenças que levavam esses povos. A partir daí, a história da arte é contada conforme os períodos de desenvolvimento humano.
Como é a arte na história?
A arte está relacionada a todo tipo de expressão humana na história. Por isso, essas expressões variam conforme a época e local que aconteceu. Por conta disso, historiadores denominam a arte como uma excelente ferramenta cujo potencial é entender sobre a cultura de povos antigos e suas organizações.
Para melhor entender toda a história da arte, é preciso acompanhar os períodos de desenvolvimento das civilizações. Assim, foi criada uma linha do tempo com todos os períodos onde a arte esteve presente, desde a origem das Primeiras Artes até os dias atuais. Conheça quais os principais:
Arte na Pré-história
Foi na Pré-História que a origem das Primeiras Artes aconteceu. Essa época é marcada por arte rupestre e algumas esculturas. Para entender melhor o que aconteceu, pesquisadores dividiram a Arte na Pré-História em Período Paleolítico e Período Neolítico.
A arte nessa época sofreu com as consequências do desenvolvimento humano, como a descoberta da agricultura, aperfeiçoamento da pedra, controle do fogo e a metalurgia.
Arte na Idade Antiga
A arte na Idade Antiga tem uma posição de destaque na linha do tempo da história da arte. Pois, essa época foi rica em manifestações artísticas, como grandes esculturas, objetos construídos por civilizações avançadas. É marcada também pela religiosidade.
Na Idade Antiga temos a Arte Egípcia, Grega, Romana, Paleocristã e a Bizantina. Segundo historiadores, essa época iniciou-se em 4000 a.C. e foi até o ano de 476 d.C.
Arte na Idade Média
O Teocentrismo é a principal característica das manifestações artísticas realizadas durante a Idade Média. Dentro desse período temos a Arte Românica, com seu estilo mais pesado a Gótica, representada com ricos detalhes e leveza nas construções.
Arte na Idade Moderna
A Idade Moderna é marcada pelas grandes revoluções, como o Renascimento, momento de repercussão cultural e que sofreu influências da arte na Antiguidade. O maneirismo, também presente na idade Moderna, atuou como um protesto ao clássico e tentou desenvolver artes sobre o divino que se diferenciavam do habitual.
A arte Barroca, muito presente na Itália, foi marcada por contraste de cores e drama. Já o famoso Rococó, com sua raiz na França, foi caracterizado pelo estilo decorativo e pinturas que demonstraram o prazer da sociedade.
Arte na Idade Contemporânea
A Arte da Idade Contemporânea foi marcada por conflitos, como a Primeira e Segunda Guerra Mundial, e a Revolução Francesa. Nesse período, as expressões artísticas se manifestaram por meio do neoclassicismo, romantismo, impressionismo e realismo. Todos revolucionaram o que até o momento conheciam como arte.
Qual foi a primeira obra de arte a se tornar famosa?
É indiscutível que a primeira obra de arte a tornar-se muito famosa é o quadro Mona Lisa, criado e pintado pelo artista Leonardo da Vinci. Acredita-se que essa pintura foi feita entre 103 e 1506, porém sua finalização foi só em 1519. Atualmente o quadro está exposto no Museu do Louvre, em Paris.
Qual sua história?
Existem milhares de teorias por trás do quadro Mona Lisa, conforme a teoria mais provável, foi um retrato de Lisa Del Giocondo, uma mulher que foi a esposa de Francesco del Giocondo, um homem de influência em Florença.
Segundo estudiosos, Francesco encomendou o quadro de Leonardo, pois sua mulher havia sido mãe. Seria um presente para comemorar o nascimento do filho. Essa teoria é reforçada com a evidência de que existiram diversas camadas de tinta, que demonstram Lisa com um véu em sua cabeça. O véu era muito utilizado por mulheres grávidas na época.
Qual seu significado
Em um primeiro momento, a Mona Lisa é apenas um retrato de uma mulher introspectiva em uma grande paisagem bucólica. Porém, sua fama se deu pelo fato da mulher estar com um sorriso indecifrável em seu rosto e uma expressão ambígua que abre espaço para diversas interpretações.
Quais os pintores mais famosos da história?
O mundo está repleto de pintores famosos, porém os que se destacam por conta de sua alta qualidade técnica e estética são nomes como: Leonardo da Vinci, Salvador Dalí, Michelangelo, Claude Monet, Edvard Munch e Pablo Picasso.

Desde a Origem das Primeiras Artes, ela esteve presente no desenvolvimento da humanidade. Hoje é possível afirmar que a arte e a sociedade estão interligadas. Com a arte, as pessoas conseguem expressar sentimentos, necessidades, crenças e até mesmo seus desejos.