Qual a origem das palavras: como se deu o desenvolvimento

Conheça a Origem das palavras e como se deu todo o seu desenvolvimento aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da palavra Desenvolvimento leia aqui!

Falar é algo tão rotineiro e comum quanto respirar, andar e comer. É natural darmos bom dia as pessoas ao nosso redor, ao caixa da padaria ou motorista do ônibus. Assim como também é usual desejar um “bom final de semana” ou “feliz natal”. É assim não só aqui, no Brasil, mas em todos os países ao redor do mundo.

A língua é viva, se movimenta e modifica de acordo com cidades, estados e países. Mas o sentido da fala não se altera, um Olá sempre será isso, não importa onde. Mas você já pensou de onde surgiram as palavras? Vamos te explicar mais sobre, confira!

O que originou as primeiras palavras?

A língua é ainda mais velha do que imaginamos, os primeiros registros de linguagem foram identificados na Mesopotâmia, onde está atualmente localizado o Iraque, Turquia e Irã.

O acadiano que era o idioma da antiga Acádia, também é conhecido como o idioma mais antigo registrado na terra. Utilizada desde antes de cristo, a mais de 3000 anos atrás.

O que originou as primeiras palavras
Fonte/Reprodução: original

Também há registros egípcios e sumérios, onde gravavam as letras em pedras e paredes de construções, monumentos ou em espaços naturais como cavernas, montes e pedreiras. Já os chineses faziam de modo diferente, gravavam suas escritas em cascos de tartaruga.

São línguas antigas e de diferentes regiões, algumas muito distantes, o que tornou elas muito distintas, mesmo com o passar dos anos. Mas alguns estudiosos acreditam que a língua é ainda mais antiga do que imaginamos, existindo a mais de meio milhão de anos atrás.

Há especialistas que entendem que a linguagem começou de uma raiz ancestral de todas as atuais, cerca de 50 mil anos atrás. No entanto, não é consenso, pois há vertentes antropológicas que entendem que a linguagem começou a mais de meio milhão de anos. Considerando os registros arcaicos encontrados em paredes de cavernas, pedras e ferramentas rudimentares.

Acredita-se que provavelmente a linguagem começou na África sub-saariana. E a partir desta, as demais se derivaram e multiplicaram.

Característica única do ser humano: palavras

Você já parou para pensar que a habilidade de criar e compreender palavras é única dos seres humanos? Existem milhares de espécies de animais e o ser humano é só mais uma, e a linguagem foi o resultado de uma faculdade que apenas o ser humano tinha, viver bem em sociedade.

Há um entendimento científico que nós como espécie, sobrepujamos os poderosos neandertais não pela capacidade mental, ou mesmo pela força, já que estes tinham cérebros maiores e muito mais força física. Mas pela poderosa capacidade de viver coletivamente de forma coordenada.

Essa característica desenvolvida nos seres humanos, é vista como uma das principais evoluções no processo evolutivo da humanidade. Por isso, todos se interessam cada vez mais por todas as origens da linguagem. Todos os anos a linguagem tem novas atualizações e novos meios de fazer-se entender.

Palavras e o desenvolvimento da linguagem verbal

Hoje, já existem no mundo mais de 6500 idiomas e saber mais de um idioma tem se tornado fundamental, não apenas para enriquecer o currículo, serve também para se comunicar com outros povos e culturas, pois estimula a capacidade intelectual.

As línguas mais faladas no mundo hoje são: Mandarim, inglês, espanhol, português, alemão, árabe e italiano.

O que pode ter gerado a necessidade de comunicação humana

Imagine como seria a nossa sociedade hoje se não houvesse os princípios básicos da comunicação? É algo essencial e se tornou necessário para nossa identidade como espécie. Pela necessidade em comercializar mercadorias, explorar novos ambientes, regiões e claro, ter experiências variadas.

Os primeiros seres humanos podem ter começado a cooperar e a falar mais frases, para terem o mínimo de comunicação, afetividade e girar todo o comércio que inclui estar em sociedade.

Outra característica marcante entre os seres humanos é a capacidade de contar fatos para pessoas que não estavam presentes, partindo daí o surgimento de histórias, que consigo vem o processo pedagógico. Onde há uma ancestralidade nas falas, transmissões de conhecimentos que vão tornar a vida das próximas gerações mais rica e facilitada.

Entendendo esse aspecto podemos perceber que essa transmissão, o processo pedagógico permitido pela linguagem, garante aspectos muito além do bem conviver e se comunicar, mas ter um olhar mais profundo sobre a realidade promovendo nosso crescimento.

A primeira palavra falada

Talvez lendo esse artigo você ainda esteja se perguntando “tá, mas como realmente surgiram as palavras?” Provavelmente as palavras surgiram da mesma forma que acontece com as crianças, experimentando sons.

A palavra aparece quando um som é associado a um significado, objeto ou circunstância. Lembra do “oi” do início da nossa conversa? Provavelmente ele foi o primeiro termo a surgir, depois um “obrigado”, “desculpa”, “licença”, “tchau” e outras palavras básicas para convivências iniciais.

Poder da palavra: contadores de histórias da antiguidade

Para construir uma narrativa comovente, criar rituais religiosos ou contar uma história atraente, precisávamos ter sempre uma boa capacidade comunicativa. O que pode ter levado centenas de anos para os diálogos começarem a acontecer.

Sendo assim, nossa história, início de uma pedagogia verbal, desenvolvimento de conhecimento intelectual se deu de forma oral, dando identidade, estruturando culturas conforme seus ambientes e desafios.

1 comentário em “Qual a origem das palavras: como se deu o desenvolvimento”

Deixe um comentário