Conheça a Origem das olimpíadas e toda a sua evolução aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento das olimpíadas leia aqui!
Quando pensamos em Jogos Olímpicos, nos lembramos do evento realizado a cada quatro anos, com diversas modalidades de esportes, contando com a presença de diferentes delegações de vários países. As Olimpíadas reúnem em um determinado país o centro das atenções para aqueles que são apreciadores dos Jogos Olímpicos.
Um grande trabalho é feito anteriormente ao evento, desde a eleição de uma sede pelo Comitê Olímpico até a construção dos locais das competições e estruturação de dependências para os atletas e adaptação das estruturas de comércio, transporte, estradas, etc, para a recepção dos turistas, percorre-se um longo caminho. Mas será que sempre foi assim?
Vejamos a seguir como se desenvolve a origem das olimpíadas e a sua evolução.
Onde surgiram as olimpíadas na antiguidade?
As olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia. Tais jogos surgem dentro de uma característica muito interessante da sociedade grega, pois o espírito grego era repleto de uma apreciação à beleza e ao vigor corporal, visto que se estimulavam corpo e mente sadios, além de se estimular a promoção de honras pelos méritos obtidos.

Fonte/Reprodução: original
O quanto está ligado o culto aos deuses com surgimento das olimpíadas?
No surgimento das olimpíadas havia, sobretudo, um grande caráter religioso, pois eram jogos que eram feitos como um culto em honra a Zeus, o principal deus do Olimpo. Conforme os dias atuais realizavam-se a cada quatro anos, geralmente entre o fim de julho e o início de setembro.
Para anunciar as olimpíadas eram designados mensageiros sagrados que, além de ter a missão de divulgar o início dos jogos, também proclamavam a denominada trégua sagrada. Assim se cessava todo tipo de hostilidade e a se garantia a inviolabilidade de todos os que se dirigiam a Olímpia, na planície da Élida.
No final do concurso, os ganhadores iam ao templo de Zeus para a receberam os prêmios
Quais foram as modalidades de jogos no início das olimpíadas?
No início das olimpíadas, várias eram as modalidades de jogos e também os seus locais de prática.
Inicialmente, no estádio, que possuía formato retangular e era ladeado por uma elevação similar as arquibancadas, eram realizadas corridas a pé simples e dupla, corrida com armas, luta, pugilato e o pancrácio, um tipo de esporte que unia a luta ao pugilato. Também havia o pentatlo, que era um conjunto de cinco provas: saltos, corrida, luta, lançamento de disco e pugilato.
Num ambiente maior que o estádio, o hipódromo, executavam-se corridas de carros de duas rodas puxados por dois ou quatro cavalos, por um percurso de cento e setenta metros. E incluía outras competições entre cavaleiros.
Quais as mudanças dos jogos olímpicos na antiguidade para os atuais?
Uma das principais mudanças entre a antiguidade e os tempos atuais foi o distanciamento do contexto local, cultural e histórico das olimpíadas. Quando resgatadas por Pierre de Fredy, o Barão de Coubertin, na década de 1890, as olimpíadas deixaram de ser um culto a um deus, não eram mais um evento local da Grécia, pois se tornou internacional, e se distanciou de um louvor ao corpo.
Também se começou a incluir mulheres entre as modalidades dos jogos, dado que somente homens podiam participar das olimpíadas. Criou-se a divisão entre jogos de verão e jogos de inverno. E a paz nem sempre esteve como uma prioridade nos jogos olímpicos modernos, pois esse evento já foi utilizado como instrumento de afirmação de países conflituosos.
Uma outra curiosidade é a criação das medalhas de ouro, prata e bronze, pois, na antiguidade, a premiação era apenas de uma coroa de louro e o ramo de oliveira, além das honrarias.
Que mudanças mais recentes nas olimpíadas?
Recentemente, já para Tóquio, novos esportes foram incluídos, como: surfe, escalada esportiva, skate, beisebol e karatê. Além de haver uma preocupação com a sustentabilidade, uma vez que o COI, Comitê Olímpico Internacional, procura promover jogos cada vez mais sustentáveis para as futuras gerações.
De uma atividade religiosa grega a uma promoção mundial, as olimpíadas evoluíram muito e refletem a animosidade e o encontro entre as pessoas. Elas são hoje um legado para a humanidade que deseja não apenas competir, mas demonstrar o valor do esporte como algo intrínseco no desenvolvimento de cada pessoa.
Qual a importância das olimpíadas?
Na Grécia Antiga, na origem das Olimpíadas, o evento já tinha uma importância ímpar. O país inteiro se reunia para prestigiar o evento e era até mesmo declarada uma trégua nos momentos onde ocorriam as Olimpíadas.
Essa importância permanece até hoje, onde o mundo praticamente para e prestigia o evento que recebe equipes de quase todos os países do mundo. Há também muito espaço para melhorar algumas relações diplomáticas, apresentar esportes diferentes e dar visibilidade para inúmeros atletas, histórias e situações que nos escapam no dia a dia.
Qual a função das olimpíadas atualmente?
A primeira e principal função que resiste desde a origem das Olimpíadas é a de celebrar os diferentes esportes, diferentes atletas e com certeza o seu desempenho na arte.
Além disso, o evento cria uma disputa amistosa e amigável entre os países e melhora muito as tensões diplomáticas promovendo muitos encontros e ocasiões de conversa e distração.
As Olimpíadas atuam também na apresentação do esporte para muitas pessoas, servindo assim de inspiração para muitos que querem adentrar em diferentes esportes. E sabemos hoje que o esporte tem um forte poder educacional, principalmente em comunidades carentes e em pessoas que possam estar sem perspectiva.
Então conhecer a origem das Olimpíadas é extremamente importante para entendermos o peso desse evento em todo mundo!
2 comentários em “Veja em resumo a origem das olimpíadas e sua evolução”