Conheça a Origem das flores e qual a importância delas para o mundo aqui no Origem das coisas. Para entendermos mais do surgimento dessas plantas leia aqui!
As flores ao longo da história da humanidade inspirou poetas e as mais belas e delicadas analogias, mas você sabe qual a origem das flores?
Esses seres vivos pertencentes ao reino dos vegetais são um dos organismos mais bonitos de toda a natureza, geralmente cheirosas, com as cores mais brilhantes e com um aspecto muito delicado. Um verdadeiro símbolo de tudo o que é bom no mundo. Vamos aprender mais sobre elas e também qual a origem das flores!
O que é a Flor?
Para entendermos qual a origem das flores antes devemos identificar exatamente o que é a flor e quais as suas características mais básicas.

Bom, a biologia define a flor como parte dos vegetais que pertencem a categoria chamada angiosperma. Essa categoria de seres se diferencia da maioria pois é capaz de produzir flor e fruto. E as flores têm uma função especial que é garantir a perpetuação da espécie! Pois é exatamente nessa parte da planta onde estão os gametas masculinos e femininos.
E aqui já temos uma pista da origem das flores: uma das razões de sua existência é a reprodução da própria espécie.
Qual a origem da Flor?
Tudo na natureza tem um porquê e um ser vivo jamais produz parte de um organismo que não tem função nenhuma, e parte da função que justifica a origem das flores é a necessidade do vegetal de continuar existindo através dos anos.
Você já deve ter visto alguma flor atraindo insetos que são chamados de polinizadores, esses insetos também participam da origem das flores, pois eles são responsáveis por capturar pólen da planta e levar até a sua parte feminina, dando assim início a um novo ciclo de plantas e funcionando como parte ativa da origem das flores.
Há, claro, flores que não atraem insetos polinizadores, mas essas também tem outras técnicas e outros meios de garantir a origem das flores de sua espécie. Essas plantas são geralmente polinizadas ou pela água ou pelo ar, realizando o mesmo processo de entregar o pólen que será depositado em outra flor da espécie.
Qual a importância das flores no meio ambiente?
A origem das flores não existe apenas para a reprodução da própria espécie, mas também para realizar um equilíbrio dentro do próprio meio-ambiente. Algumas plantas são necessárias para outra espécie, servindo de comida e de abrigo para alguns animais e outras vidas.

Retirando uma peça de todo esse complexo quebra cabeças que é a natureza, nós estaríamos causando um efeito cascata de um desastre tremendo para o meio ambiente.
Quais as partes das flores?
Vimos bastante sobre a origem das flores, mas vamos agora entrar mais a fundo nas diferentes partes das plantas que garantem a origem de outras plantas da espécie.
- Pétalas: as pétalas são a parte externa das flores e que servem de proteção (e apreciação aos olhos humanos);
- Estames: essa é uma das partes férteis da planta e que dá origem ao pólen;
- Carpelos: os carpelos assim como os estames são fazem parte da parte fértil da planta, mas ao contrário dos estames que produz o pólen essa parte o recebe.
Como vimos existe todo um mecanismo biológico complexo por trás da origem das flores e que garantem a sua existência, assim como a existência de todo o ecossistema dos quais as flores e plantas participam!
Então mais do que um objeto de beleza e contemplação, as flores também são uma parte importante da natureza que também deve ser preservada e protegida pelas ações humanas.