Qual a origem das férias?

Conheça a Origem das ferias e o que significa aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento deste período, leia aqui!

Já parou para pensar qual a origem das férias? Esse período de recesso é esperado pelos trabalhadores que desejam ter mais tempo para a família aproveitar e descansar. 

Mas você sabia que a origem das férias se deu ainda no período de revolução industrial e que aqui no Brasil os trabalhadores só tiveram direito a férias efetivamente em 1943? Para saber mais sobre a origem das férias continue lendo este post. 

O que é e o que significa férias?

A origem da palavra “férias” vem de duas palavras do latim “feria” ou “ferie” que tem como significado “dia dedicado a festas” ou “dia de descanso”. A princípio as férias foram criadas para determinar os dias de descanso dos romanos. 

O que é e o que significa férias
Fonte/Reprodução: original

No âmbito trabalhista, as férias são direito do trabalhador e se refere ao período de descanso do colaborador após trabalhar por 12 meses. 

Qual a origem das férias?

A origem das férias tem início no Reino Unido, em plena revolução industrial ainda no século XIX

Aqui no Brasil, as primeiras férias concedidas acontecem a partir de 1925 mas é apenas em 1943 que temos as férias regulamentadas por lei disponíveis a todos os trabalhadores. A lei assegura que uma pessoa que trabalha 12 meses tem direito a tirar férias remuneradas com direito a 1/3 de seu salário. 

Qual a importância das férias para o trabalhador? 

O período de férias para o trabalhador serve para que ele descanse do cotidiano e tarefas executadas, principalmente quando há muitos serviços braçais repetitivos e de grande desgaste mental. 

Esse período remunerado faz com que o cobrador tire um tempo para se dedicar a sua vida pessoal, aproveitando sua família, fazendo uma viagem e dando atenção a outras tarefas de importância em sua vida. 

Como funciona as férias?

Agora que você sabe sobre a origem das férias, vamos explicar seu funcionamento. O período de férias é um direito concedido ao trabalhador que exerce sua função por 12 meses. Porém, é importante ressaltar que o trabalhador não precisa necessariamente tirar suas férias após 1 ano exato de trabalho. 

Como funciona as férias
Fonte/Reprodução: original

O empregador pode conceder as férias no período de 12 a 23 meses de trabalho, e uma vez passado esse período, os vencimentos de férias devem ser pagos de maneira duplicada. 

A empresa deve informar ao colaborador sobre seu aviso de férias 30 dias antes delas acontecerem e uma vez concedidas elas não podem ser canceladas, salvo algo de extrema necessidade. Os pagamentos referentes ao período de férias do trabalhador também devem ser depositados no dia em que o mesmo entra no período de férias 

Quem tem direito a férias?

Todos os trabalhadores que tiverem um vínculo empregatício com uma empresa por 12 meses têm o direito de terem férias remuneradas por 30 dias. O valor é remunerado pois apesar de estar em seu momento de descanso, o trabalhador deve receber seu pagamento de maneira integral. 

Vale lembrar que o colaborador também pode vender até 10 dias de suas férias, e faturar um dinheiro extra. Com a reforma trabalhista, o colaborador também pode parcelar suas férias e nesse formato ele consegue tirar 14 dias de descanso enquanto os demais dias são parcelados com no mínimo de 5 dias cada parcela.

O que significa férias vencidas?

As férias vencidas são aquelas que não são liberadas ao trabalhador dentro do período de 12 a 23 meses. Dessa forma, quando uma empresa deixa de conceder esse benefício ao colaborador, os vencimentos referentes às férias devem ser pagos duplicadamente, além de conceder o período de férias ao trabalhador

Vale lembrar que as férias vencidas podem trazer sérios problemas a empresa, uma vez que o colaborador pode entrar com uma ação trabalhista, além de pagamento de multa com valores altos e até mesmo a interdição da empresa. 

Por isso é importante que o time de RH da empresa esteja alinhado com os colaboradores que estão em seu período de férias, realizando os pagamentos e determinando o período de afastamento para que a empresa não tenha problemas com o Ministério do Trabalho. 

Entender a origem das férias faz com que o trabalhador saiba de onde surgiu esse período tão importante de seu descanso além de potencializar seu entendimento sobre os pagamentos e a concessão de suas férias asseguradas por lei. 

Deixe um comentário