Qual a origem das estrelas?

Conheça a Origem das estrelas e o que são elas aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento destes corpos celestes, leia aqui!

As estrelas são corpos celestes observáveis no céu, podendo ser vistos a olhos nus e facilmente reconhecíveis, e a origem das estrelas é algo comum na formação de galáxias.

A origem das estrelas se dá de forma parecida com o nascimento de galáxias e variam bastante de tamanho e possuem até mesmo um ciclo de vida, nascendo e morrendo com a passagem do tempo.

Conhecer a origem das estrelas é um passo para entender como elas funcionam, assim como é bom para entender como o Sol, a estrela de nosso sistema, gera tanto calor que é fonte de vida.

O que são as estrelas?

São corpos celestes, grandes esferas que estão constantemente em combustão e possuem essa forma arredondada devido a matéria em volta dela sendo puxada em direção ao seu núcleo.

Por causa dessa constante liberação de energia e luz, é possível observar o brilho das estrelas a olho nu durante a noite, mesmo tendo grandes distâncias entre essas estrelas e a Terra.

Qual a origem das estrelas?

Desde o começo do universo, a matéria possui várias formas, uma delas sendo a gasosa. Mesmo nessa forma essa matéria gera gravidade atraindo e sendo atraída por outras matérias que também geram essa força.

Qual origem das estrelas
Fonte/Reprodução: original

Esse é o processo básico para a origem das estrelas, sendo comum a todas, variando apenas a quantidade de matéria, que faz com que seu tamanho e quantidade de luz, gravidade e fusão mudem. Mas esse começo é o mesmo, matéria gasosa atraindo matéria gasosa.

Como as estrelas se formam?

A origem das estrelas se dá em uma nebulosa, uma nuvem de gases composta por dois elementos abundantes, hélio e hidrogênio. A gravidade desses elementos vão se atraindo formando essas nuvens. Quando o acúmulo de gravidade desses elementos que foram se juntando exerce força suficiente, ela pode gerar calor suficiente criando combustão dando assim o nascimento da estrela.

A aceleração durante a origem das estrelas também permite que elas realizem calor suficiente para causar fusão nuclear e emitir grandes quantidades de energia.

Quais os tipos de estrelas?

Existem estrelas de vários tipos, dependendo de seu tamanho ou seu tempo de vida, desde a origem das estrelas até a sua morte elas passam por fases diferentes como um ciclo.

Estrelas anãs brancas

Estas estrelas são as menores, possuindo até metade da massa do nosso sol, porém podem viver muito mais. Elas são constituídas quase que exclusivamente de hélio após consumir o hidrogênio em seu interior. Isso também faz com que a estrela se torne mais fria que as outras.

Estrelas anãs amarelas

É aqui onde nosso Sol se encaixa, são estrelas equilibradas onde é normal com o passar do tempo que se tornem gigantes vermelhas.

Estrelas anãs vermelhas

O tipo mais comum de estrelas, tendo pouca massa e emitindo pouco brilho, constituindo a maior parte das estrelas do universo.

Estrelas Gigantes e Supergigantes azuis

Estrelas mais raras, podendo ir de 250 a mil vezes a massa solar, também atingem temperaturas extremas até o dobro da do Sol.

Quais as estrelas existem no nosso sistema solar?

Apenas uma estrela constitui nosso sistema, que é o Sol, que possui mais de 99% da massa total do sistema solar. Os planetas, incluindo a Terra, estão orbitando o Sol de uma forma equilibrada devido a sua grande gravidade.

Quais estrelas mais conhecidas do universo?

Tirando o Sol, algumas das estrelas mais conhecidas são a gigante Canis Majoris que tem mais de 1400 massas solares, a Sirius que é a estrela mais brilhante a olho nu e a Canopus que recebe o segundo lugar.

Quando converteram a data para o calendário usado na atualidade, o gregoriano, obtiveram o dia 8 de março. (3)
Fonte/Reprodução: original

A origem das estrelas é o processo mais natural do universo, e é graças a esse processo que acaba se compondo o espetáculo de luzes que observamos durante a noite. Desde as maiores e mais antigas até as mais novas e menores estrelas. O universo é recheado de matéria se atraindo e criando esses corpos celestes.

Deixe um comentário