Qual a Origem das Artes? Veja!

Presente desde o início da sociedade e do homem, poucos conhecem a origem das Artes. Sabemos que ela tem uma forte influência e consegue representar cada era da sociedade. Assim, se você tem curiosidade ou quer conhecer mais sobre esse universo, confira nosso resumo com a origem das artes, os tipos e muito mais!

Qual a definição de arte?

Do latim ‘ars’, que significa habilidade ou técnica, arte é um conceito abstrato, portanto sua definição varia conforme a cultura na qual está inserida ou relacionada. Usada pelo ser humano, desde as primeiras civilizações, expressando sentimentos e emoções, ou até mesmo registrando e replicando conhecimento.

Qual a definição de arte
Fonte/Reprodução: original

Desde as pinturas rupestres encontradas em cavernas, até as esculturas arquitetônicas contemporâneas, todas guardam valores e contam a história de uma sociedade, através do tempo. E, desde a origem das artes, ao longo dos anos, surgiram novas formas e estilos de expressão.

Qual a origem das artes?

A origem, advém das expressões artísticas mais antigas, de conhecimento histórico-científico, chamadas de rupestres. As quais são pinturas encontradas em cavernas e instrumentos confeccionados em osso, pedra ou madeira.

Encontrados na França, em 1994, em um sítio arqueológico conhecido como “Caverna de Chauvet”, os primeiros registros rupestres, até então estudados, datam de 32 mil anos atrás.

Essas gravuras representam cientificamente a origem das artes que conhecemos hoje, remetem a atividades da época, como a caça animal, por exemplo.

Quais são os tipos de arte?

Hoje, mais de 30 milênios desde o primeiro registro rupestre, tido como a origem das artes, temos: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia e a arte digital. Sendo as sete primeiras consideradas clássicas.

  1. Música: a primeira arte se apresenta a partir de sons, que compõem ritmo, harmonia e melodia, a fim de despertar emoções. Desde as canções de ninar bebê às batidas dançantes e vibrantes em boates;
  2. Dança: quase sempre, mas não necessariamente, atrelada a música, essa é a arte do movimento corporal ritmado. Tanto para expressão de emoções como para pedidos e rituais religiosos;
  3. Pintura: arte de comunicação visual, a partir de formas ou imagens feitas sobre alguma superfície. Utiliza-se material pigmentado, líquido, cremoso ou em pó;
  4. Escultura: confecção por moldagem ou desgaste de matéria bruta, formando imagens tridimensionais. Figuras de autoridade e relevância são representações comuns;
  5. Teatro: a performance incorpora elementos corporais, visuais e sonoros. Recria cenas, conta histórias ou representa características a um público espectador;
  6. Literatura: expressa por palavras, documenta e comunica por textos variados em estilo e conteúdo. Pode basear-se na realidade ou cenários fictícios;
  7. Cinema: este beneficia-se de outro tipo, a fotografia, usando imagens transmitidas em sequência, dando impressão de movimento. Pode usar também o som para descrição, narração, ambientação ou transmitir diálogo;
  8. Fotografia: não considerada arte a princípio, consiste do registro visual de um instante. Convergindo raios de luz, que atravessam uma lente, constituindo uma imagem;
  9. Arte digital: formato que engloba qualquer criação por meio de computadores e aparelhos eletrônicos. Algumas não podem ser materializadas, sendo exclusivas ao meio digital.

Vemos que, conforme a sociedade evolui, a arte acompanha essa evolução, assim surgem novos formatos, e se adaptam os modelos anteriores. O conceito se amplia, visto que a origem das artes, o próprio ser humano, segue explorando, documentando, modificando e compartilhando o seu entorno.

Por que a arte é para todos?

A arte é abrangente e inerente à individualidade humana, o que torna infinitas as possibilidades de fazê-la. Logo, como seres individuais e racionais, as representações e experiências variam de maneira parcial, tanto do ponto de vista do autor quanto do espectador.

É possível obter interpretações diferentes a partir de um mesmo registro, quando não analisados aspectos como tempo, espaço e contexto da obra.

Por que a arte é para todos
Fonte/Reprodução: original

Com isso, podemos apontar a origem das artes, enfim, como a necessidade natural e instintiva do ser humano de expressar sua existência, emoções, crenças, entre outras coisas, não havendo restrição a quem e nem a que representa.

Por esse motivo, a arte é instrumento cultural e histórico, apreciado e estudado há séculos, a fim de resgatar, entender, cultivar e compartilhar a vida na terra.

2 comentários em “Qual a Origem das Artes? Veja!”

Deixe um comentário