Qual a origem da vida e como se deu a evolução biológica?

Descubra tudo sobre a Origem da vida e como se deu a evolução biológica. Para saber mais sobre o surgimento da vida leia mais aqui!

Sem consenso na comunidade científica a origem da vida é um assunto que causa bastante controvérsia.

Desde a Grécia Antiga até os dias atuais, cientistas e religiosos já apontaram diversas hipóteses para como a vida se originou, seja por divindades que criaram animais e homens do nada até o surgimento de microrganismos devido às condições únicas em nosso planeta.

Dentre todas as teorias da origem da vida melhor vista pela comunidade científica é a de que os microrganismos surgiram e evoluíram para o que somos hoje. Vamos saber um pouco mais sobre a origem da vida?

Quando deve ter se originado a vida na Terra?

Estudos apontam que a vida se originou em nosso planeta há cerca de 3,5 bilhões de anos, 1 bilhão de anos após o surgimento do Planeta Terra e cerca de 10 bilhões de anos depois da criação do universo pelo Big Bang.

Por volta deste período a crosta terrestre começou a se formar devido a seu esfriamento.

Quando deve ter se originado a vida na Terra
Fonte/Reprodução: original

A teoria mais aceita para a origem da vida, proposta pelo cientista russo Aleksandr Ivanovich Oparin e pelo inglês Burdon Sanderson Haldane, propõe a junção de moléculas no oceano primitivo evoluíram e formaram as primeiras protocélulas.

Essas protocélulas foram evoluindo em organismos mais complexos e geraram a vida como conhecemos hoje.

A evolução biológica dos seres marinhos e a origem dos invertebrados

Partindo desta teoria cientistas desenvolveram outras. Uma das mais aceitas é que os seres unicelulares se uniram e formaram os seres pluricelulares.

Esponjas marítimas podem ter surgido nessa época e a partir dessa colônia de células apareceram as membranas celulares, que separavam uma da outra, criando assim os primeiros invertebrados.

Evolução dos seres vivos até os dias de hoje.

Apesar de durar milhões de anos a evolução biológica das formas de vida é considerada rápida a partir de seu surgimento.

Entre 650 e 550 milhões de anos atrás, mais precisamente durante o período cambriano, sugerem os estudos, se originou os primeiros animais vertebrados.

Registros apontam que a primeira espécie de tubarão tenha aparecido há cerca de 420 milhões de anos. Isso se dá entre 100 e 200 milhões de anos após a evolução biológica dos invertebrados.
Os primeiros vertebrados devem ter ido para a parte seca do planeta a cerca de 375 milhões de anos.

Já os primeiros ancestrais dos seres humanos surgiram somente há 3,5 milhões de anos.

Vida em outros planetas: qual possibilidade de existência

Apesar de muitas teorias de contato e vida alienígena ainda não foi provada a existência de organismos vivos fora do planeta Terra. Isso porque aqui há condições únicas para que a evolução biológica.

Ainda assim, do ponto de vista estatístico, há essa possibilidade.
Em 2019 um radiotelescópio instalado na Austrália detectou emissão de ondas radiofônicas de um planeta fora do sistema solar.

Este rastro levou aos pesquisadores até um planeta que orbita Proxima Centauri, estrela com a menor distância do Sol e que fica em uma região que pode ser habitável.

Desde a descoberta os estudiosos tentam decifrar o que significa essa emissão.

Com as tecnologias cada vez mais avançadas ainda devemos descobrir muito mais sobre a origem da vida e evolução biológica no planeta Terra e até no espaço. Mesmo assim, é possível que talvez nunca encontremos respostas concretas.

5 comentários em “Qual a origem da vida e como se deu a evolução biológica?”

Deixe um comentário