Origem da Valquíria da Marvel: confira!

Com a inserção da personagem nos filmes mais recentes da Marvel, muitas pessoas criaram interesse em conhecer a origem da Valquíria. Quando falamos em personagens trazidos da mitologia nórdica para o universo Marvel, os primeiros a vir a nossa memória são sempre os irmãos Thor e Loki. 

Porém, as Valquírias também possuem um papel importante nesse universo. Notamos isso nos quadrinhos com a Brunnhilde e no filme Thor: Ragnarok, quando somos apresentados a Catadora 142, uma Valquíria que assume um papel importante ao longo da produção. 

Quer conhecer a origem da Valquíria? Então acompanhe este texto até o fim, e veja sua história e também algumas curiosidades relacionadas a personagem! 

Qual a Origem da Valquíria?

A origem da Valquíria vem da mitologia nórdica, em que ela é retratada como uma deidade que, a mando de Freya, serve a Odin. A função das Valquírias era vasculhar os campos de batalhas, a fim de levar as almas dos guerreiros caídos até Valhalla. 

Qual a Origem da Valquíria
Fonte/Reprodução: original

O responsável pela origem da Valquíria nos quadrinhos foi o lendário Stan Lee, com Larry Lieber e Joe Sinnott. Assim que vemos a Valquíria nos quadrinhos, ela nos é apresentada apenas como uma simples guerreira que lutava por Asgard. 

Porém, a carreira da Valquiria nos quadrinhos não se limita apenas a isso. Portanto, agora que conhecemos a origem da Valquíria, vamos conhecer um pouco mais sobre a guerreira de Asgard. 

Quem é a Valquíria?

Nos quadrinhos, a principal Valquíria é Brunnhilde. Antes ela era apenas uma princesa, porém, após ter o seu marido morto em combate, foi transformada em Valquíria por Odin, que lhe atribuiu a tarefa de levar as almas dos asgardianos mortos em batalha para o seu paraíso, Valhalla. 

Quem é a Valquíria
Fonte/Reprodução: original

Com o tempo, Brunnhilde se tornou a líder de todas as outras Valquírias, que assim como ela, eram mulheres guerreiras que serviam a Asgard. Depois de um tempo, Brunnhilde decidiu se aventurar pela terra, e se tornou uma heroína para os humanos. 

Já no filme Thor Ragnarok, conhecemos a catadora 142, que após ter todas as suas companheiras Valquírias assassinadas por Hela, deusa da morte irmã de Thor, foi parar em Saakar, onde se tornou uma caçadora de recompensas. Após ajudar Thor a derrotar Hela, a Valquiria se torna a líder da Nova Asgard, na Terra.

Quando a Valquíria apareceu pela primeira vez?

No universo dos super herois a origem da Valquíria foi na HQ Journey Into Mistery #91, do Thor, em 1963. Nessa primeira aparição, elas nos são apresentadas apenas como um esquadrão de guerreiras sem nome. Já a primeira aparição da Valquíria Brunnhilde ocorreu em 1972, na HQ Defenders #4. 

Curiosidades sobre a Valquíria

Vamos conhecer agora algumas curiosidades relacionadas as guerreiras de Asgard:

  • As Valquírias tem a capacidade de sentir a morte, e enxergam uma áurea roxa ao redor de quem está prestes a morrer;
  • Depois de 4 membros fundadores, a Valquíria foi a primeira heroína a integrar a equipe dos defensores; 
  • Brunnhilde, a principal Valquíria dos quadrinhos, morreu em uma batalha contra Malekith; 
  • Enquanto visitava o túmulo da Valquíria, Jane Foster avista o espirito de Brunnhilde, que a recruta para assumir o seu lugar e se transformar na mais nova Valquíria. 
  • A Valquíria do filme Thor: Ragnarok apareceu recentemente nos quadrinhos, com o nome de Runa. 

Ao conhecer a origem da Valquíria, notamos que esse nome se refere uma classe guerreira, composta por mulheres poderosas e prontas para enfrentar qualquer tipo de inimigo. Com certeza veremos muito mais das Valquírias, seja nos quadrinhos ou no cinema.  

Deixe um comentário