Conheça a origem da vaca atolado mineira e algumas curiosidades aqui no Origem das Coisas. Para saber mais do surgimento da vaca atolado leia aqui!
A receita de vaca atolada mineira é uma das mais tradicionais da cozinha brasileira e seu sucesso é tanto que já conquistou outros estados do Brasil com algumas adaptações que deixam a receita ainda mais gostosa.
A origem da receita se dá ao preparo da carne mergulhada na gordura que os boiadeiros levavam em suas viagens garantindo sua alimentação e a colheita de mandioca que misturadas dão origem a essa receita popular de Minas Gerais.
Mas como surgiu a receita de vaca atolada mineira? Quais os ingredientes que compõem essa receita tão saborosa e super tradicional? Por que o nome de vaca atolada? Quer saber todas essas curiosidades? É só continuar a leitura para descobrir.
O que é a vaca atolada mineira?
A vaca atolada mineira é uma receita com carne de costela e mandioca. Para que a receita fique saborosa é necessário limpar os pedaços de carne, temperar a gosto e reservar para que o tempero se incorpore na carne, além e refogar os pedaços se certificando que eles fiquem dourados a ponto de juntar com a mandioca para colocar na panela de pressão.

É importante se atentar na escolha dos ingredientes escolhidos para fazer a receita, principalmente a carne que deve ser um pedaço bonito e equilibrado com gordura e carne, ou seja na hora de escolher o corte que vai compor sua receita é necessário que ele tenha a quantidade de carne proporcional a quantidade gordura, deixando a vaca atolada mineira muito mais saborosa.
Quem inventou a vaca atolada mineira?
A receita de vaca atolada surge com os tropeiros que na época da corrida do ouro das Minas Gerais. Eles levavam em suas viagens carnes inundadas na gordura para garantir a alimentação de sua tropa e no caminho colhiam a mandioca para dar maior sustança à comida, misturando com a carne que levavam em suas expedições.
Atualmente a receita faz parte da culinária de muitos estados brasileiros e é preparada de diversas formas, todas muito saborosas além de um refogado especial que deixa a receita de vaca atolada mineira irresistível.
O que significa vaca atolada?
O nome vaca atolada vem justamente dos tropeiros que comiam a receita em suas viagens. Durante as longas viagens aconteciam geralmente por volta do século XVII em períodos de chuva, terrenos irregulares e com solo muito encharcado, o gado transportado atolava, e justamente nesses momentos os tropeiros aproveitavam para fazer suas refeições, batizando o prato com o nome de vaca atolada.
Quais são os tipos de pratos de vaca atolada mineira
Tradicional de Minas Gerais ganhou fama e hoje faz parte da culinária de outras cidades do país. Em cidades como São Paulo, Paraná, Pernambuco e Piauí, neste último, a receita é conhecida pelo nome de cozidão e é preparada com outros legumes além dos ingredientes principais: Costela e mandioca. Entre os mais utilizados a batata doce, cenoura e batata.

No Rio Grande do Sul, além dos ingredientes conhecidos, também é adicionado cebola, alho, tomate, pimenta e até pimentão, dando um sabor diferenciado à receita.
Mesmo com as variações de cidade para cidade e com o toque especial dos renomados chefs de cozinha brasileiros, a receita de vaca atolada mineira segue sendo como uma das mais tradicionais da cozinha brasileira, unindo um sabor autêntico a pitadas de história e cultura brasileiras.
1 comentário em “Entenda qual a origem da vaca atolada mineira”