A tuberculose foi uma das patologias mais perigosas e fatais em toda a humanidade, mas ainda assim poucas pessoas conhecem qual a origem da tuberculose, algo extremamente importante principalmente para conhecermos os primeiros sintomas da doença e o seu tratamento.
Hoje iremos conhecer a origem da tuberculose, como se caracteriza a doença e os cuidados que devemos ter com essa que já foi uma grande vilã de toda a humanidade e ainda hoje deve ser tratada com seriedade.
O que é a tuberculose?
Houve um tempo onde a taxa de morte da tuberculose era de 7 milhões por ano. Uma taxa de mortes assustadora e que felizmente já foi bastante diminuída por conta dos avanços da medicina. Mas tantas mortes relacionadas à doença já a fizeram ser reconhecida pelo nome de “peste branca”.
A origem temporal da tuberculose é bastante desconhecida, pois há indícios da doença que foram encontrados até em corpos de pessoas no Antigo Egito, há mais de 2.000 anos antes de Cristo.
Hoje, mesmo com o tratamento adequado, a tuberculose ainda é uma doença muito problemática. Só no Brasil no ano de 2020 a doença se manifestou em pelo menos 69 mil brasileiros e matou mais de 4 mil. Por isso conhecer a origem da tuberculose e seus sintomas é imensamente importante!
Qual é a origem da tuberculose?
Se a origem da tuberculose na história é um tanto nebulosa, sua origem no corpo humano é muito mais conhecida e hoje já entendemos bem como funciona o processo da doença.
Em primeiro lugar devemos saber que a tuberculose é uma doença infecciosa que atua principalmente na região do pulmão. Embora a doença possa sim afetar outros órgãos, principalmente o rim.

A infecção que causa a origem da tuberculose em nosso corpo é causada pela bactéria chamada de bacilo koch cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis. Há outros agentes biológicos que também podem causar a origem da tuberculose, como é o caso das bactérias bovis.
Como foi a tuberculose na história?
A origem da tuberculose na história como já citamos é um tanto incerta, porém ela esteve presente em inúmeras culturas.
Os gregos com o famoso médico Hipócrates já haviam estudado a doença e desmistificaram algumas crenças, como a de que a doença seria causada por distúrbios espirituais ou frutos de maldições.
E conforme os povos começavam a entrar em contato, principalmente em guerras, a bactéria que causava a tuberculose também circulava e infectava cada vez mais pessoas. A primeira grande mudança em relação à tuberculose veio da Europa entre o século XIV e XV, onde os tuberculosos eram isolados em condições horríveis e em sanatórios semelhantes às prisões.
Ao longo da história a tuberculose recebeu inúmeros tratamentos errôneos, muito baseados em crendices ou rituais religiosos. Somente depois do século 19 é que a verdadeira causa da tuberculose, a bactéria, foi estudada e os primeiros remédios e antibióticos só começaram a ser administrados corretamente no século 20.
Quais são os principais sintomas da tuberculose?
Com a origem da tuberculose no corpo humano o infectado apresenta os seguintes sintomas:
- Febre moderada, principalmente a tarde;
- Sudorese noturna;
- Emagrecimento;
- Tosse;
- Rouquidão;
- E perda de apetite.
Ao identificar esses sintomas em conjunto o infectado deve procurar ajuda médica e começar o tratamento.
Quais as causas da tuberculose?
Como dissemos, ligadas à origem da tuberculose estão algumas bactérias, principalmente o bacilo koch. Já o seu contágio é pelo ar por meio do contato com outros infectados.
Como se prevenir da tuberculose?
Grande parte da baixa da tuberculose se deve à vacina BCG que previne as versões mais fortes e graves da doença, abaixando assim a mortalidade.

Essa vacina é aplicada em crianças e é uma das formas mais efetivas de prevenir a doença. Outro método é o cuidado no trato com outras pessoas infectadas.
Como deve ser feito o tratamento da tuberculose?
Mesmo que hoje a tuberculose não seja um mal grave como era antigamente, ainda assim ela pode ser tão perigosa que seu tratamento dura pelo menos 6 meses. Nesses 6 meses são administrados 4 medicamentos que são:
- Etambutol;
- Pirazinamida;
- Rifampicina;
- Isoniazida.
Agora que já conhece o tratamento e a origem da tuberculose, tenha cuidado ao reconhecer alguém próximo com os sintomas dessa doença perigosa!
1 comentário em “Qual a origem da tuberculose e suas principais causas?”