Conheça a Origem da tapioca e algumas dicas de recheio aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da tapioca leia aqui!
Independente da origem da tapioca, esse é um prato típico nordestino, mas que nos últimos anos, tem sido consumido em todo o Brasil.
Queridinho das pessoas que seguem um estilo de vida fitness, a tapioca é um alimento com diversos tipos de preparos e recheios diferentes, extremamente saboroso e prático.
Descubra a origem da tapioca e todos os detalhes sobre essa receita deliciosa.
Qual a origem da tapioca?
A origem da tapioca é indígena, que se dissipou principalmente pelo nordeste brasileiro. Após os indígenas, a tapioca também se tornou alimentação de escravos por todo o Brasil.

Assim como a maioria das receitas, a tapioca passou por diversas transformações, se adaptando com os ingredientes disponíveis.
Até chegar a tapioca que conhecemos hoje considerada um prato típico brasileiro da região norte e nordeste do país.
Como a tapioca contribui na alimentação de esportistas?
A tapioca caiu no gosto dos adeptos de dietas e atividades físicas por conta da baixa quantidade calórica, auxiliando quem segue dietas restritivas. Ela consegue fornecer aos atletas maior ganho de energia mais alto e por isso, tem sido muito recomendado como pré-treino. Além de ajudar também no ganho de massa muscular.

Mas é claro que nesse caso, é preciso ter cuidado com o recheio escolhido e prezar sempre pelo equilíbrio.
Qual potencial nutritivo na tapioca?
O potencial nutritivo da tapioca depende muito do recheio utilizado e da forma de preparo. Em média, uma tapioca simples sem recheio e com cerca de 100g, tem um valor energético de 240 kcal.
Quantidade ideal de consumo diário de tapioca
O consumo recomendado da tapioca, é que não passe de uma porção por dia. Mas essa indicação de consumo também varia muito conforme a rotina da pessoa. Então o ideal é sempre seguir a sugestão do nutricionista que realiza esse acompanhamento.
Dicas de recheios para tapioca
A tapioca é um alimento extremamente versátil, que pode ser recheado tanto com doces, quanto com salgados. Existem alguns recheios de tapioca clássicos, que são os preferidos dos brasileiros, confira algumas opções a seguir:
Tapioca recheada com frango desfiado
Esse é um verdadeiro clássico quando falamos de recheios em geral, mas também faz muito sucesso com a tapioca. Para quem segue dietas, é um recheio mais leve, que pode substituir até mesmo uma refeição.
Tapioca recheada com frango com catupiry
Para dar um up no recheio de frango, o catupiry é uma combinação coringa e simplesmente deliciosa. Muitas pessoas consomem esse prato como o principal do dia, sendo muito consumido no almoço ou no jantar.
Tapioca recheada com camarão
A combinação de camarão com tapioca também é puro sucesso, perfeito para quem deseja um recheio com frutos-do-mar. Abusar dos temperos é o segredo para garantir uma tapioca ainda mais suculenta.
Tapioca recheada com carne de sol desfiada
Carro chefe de tapiocarias nordestinas, a tapioca com carne de sol é um verdadeiro clássico dessa região brasileira. A junção desses dois pratos típicos do nordeste é um dos mais pedidos em todo o Brasil.
Tapioca recheada com queijo coalho
O queijo coalho, bem salgadinho e com sabor marcante, também é uma boa opção de recheio de tapioca
Tapioca recheada com queijo e presunto
Outro recheio clássico é a combinação de queijo com presunto, muito consumido em refeições como café da manhã e da tarde. Pode ainda sofrer algumas variações leves, como a combinação de queijo minas com peito de peru.
Tapioca recheada com coco e goiabada
Existem também recheios doces, ótimas opções de sobremesa, mas também podem ser consumidos como lanche. Coco e goiabada é uma combinação mais leve e doce na medida certa
Tapioca recheada com coco e leite condensado
Agora, se você gosta de um doce com sabor mais acentuado, leite condensado com coco também é uma ótima opção de tapioca para ser consumida na sobremesa.
Sem dúvidas a origem da tapioca, sua importância na nossa culinária e até mesmo na economia do país dizem muito sobre nossa história, além de extremamente saborosa e versátil. Vale a pena experimentar!
1 comentário em “Qual a origem da tapioca: um dos pratos mais nordestinos”