Qual a origem da soja: a proteína preferida dos veganos

Conheça a Origem da Soja e algumas curiosidades sobre o alimento aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da Soja leia aqui!

Uma pequena maravilha do reino vegetal encontrada, dentro de pequenas favas peludas de mil e uma utilidades, esta é a soja, aposto que se você pensar nela vem logo na cabeça os seus derivados, afinal ela está presente em 2 terços dos produtos alimentares fabricados.

As primeiras situações com o seu nome aparece milênios antes de Cristo como grão sagrado, o oriente é sua terra natal e até hoje a soja é uma base das alimentações por lá, na china antiga a soja era semeada e homenageada pelo operador em grandes festas.

É no século 19 que o Brasil e os EUA entram em cena e logo depois se tornam os maiores produtores mundiais. A soja atual é diferente da sua ancestral já que o homem a modificou geneticamente gerando polêmica entre indústria e ciência.

Qual a origem da soja?

A origem da soja vem da ásia e foi na China que ela começou a ser cultivada de maneira rudimentar, já na América, as primeira lavouras foram plantadas nos Estados Unidos depois na Argentina até chegar ao Brasil.

Qual a origem da soja
Fonte/Reprodução: original

Você já sabe que esse grão veio da ásia onde se tem um clima subtropical, então ela seguiu este caminho subtropical até chegar ao Brasil, e como aqui temos um clima ideal para plantar a soja foi um sucesso logo nas primeiras colheitas.

Origem da soja no Brasil

A origem da soja se eu inicio na Ásia, passou por alguns países até ser implantada aqui, após sair da China e passar pelos Estados Unidos e Argentina por fim chegou ao Brasil.

A expansão da sojicultura aconteceu com a abertura de uma nova fronteira agrícola do país, a região centro oeste, com a ideia de aumentar a capacidade produtiva dos grãos surgiram as instituições de pesquisa, foi essa área que permitiu um avanço tecnológico.

Produção comercial da soja no Brasil

O Brasil produz em torno de 120 a 140 toneladas de soja, porém 80% ou 85% é exportado e nosso consumo fica entre 15% da produção, e por ser facilmente cultivada no Brasil é mais fácil os países de fora comprar a soja já pronta para consumo que o custo de cultivar por lá.

Características da soja

Agora que já sabemos mais da origem da soja, vamos aprender sobre suas características, muito usada por pessoas que fazem academia por ser um alimento muito saudável, a soja tem características únicas.

Características da soja
Fonte/Reprodução: original

A soja tem várias características, tudo vai depender do seu estágio na plantação, mas as sojas podem ter de 2 a 6 centímetros e ter cores variadas, desde um amarelo até um preto tudo dependendo do seu estágio atual.

Benefícios da soja ao organismo

A soja tem vários benefícios para o nosso organismo e prevenir a trombose por conter ômega-3 é um deles, se você procura um alimento para sua dieta a soja é o alimento ideal e vai ajudar na sua saúde.

Um dos alimentos mais importantes é essencial na mesa de uma pessoa que preza pela saúde e principalmente por veganos justamente pela quantidade de benefícios que a soja contêm.

Proteínas da soja

Grãos de soja possuem ferro, zinco e outras vitaminas, por isso tente incluir esse alimento quando você passar por episódios de dores de barriga.

Produtos derivados da soja

Com a soja vem seus derivados são alguns deles, óleo de soja, queijo de soja e até leite de soja, todos eles ricos em proteínas e muitos saudáveis para se ter em uma refeição.

Agora que aprendeu tudo que precisa sobre a origem da soja e seus derivados você já pode acrescentar esse grão super saudável a sua refeição diária, ficamos felizes em ajudar você.

2 comentários em “Qual a origem da soja: a proteína preferida dos veganos”

Deixe um comentário