Descubra qual é a Origem da sexta-feira santa e toda a sua representação religiosa aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da sexta-feira santa leia aqui!
Conheça a origem da Sexta-feira Santa e sua representação religiosa! Você sabe dizer qual é a origem da sexta-feira santa, como ela começou e o que ela representa?
Hoje preparamos um texto especial sobre este dia que tem data marcada no calendário de muita gente e é comemorado em todo o Brasil.
Aprender sobre a história do passado nos ajuda a compreender a história do presente e a ressignificar nossas escolhas. Vamos lá?
Qual a origem da origem da Sexta-feira Santa?
A sexta feira santa teve início como uma comemoração da semana santa que é marcada pelos católicos como a semana da crucificação, morte e ressurreição de Cristo.

Conta-se que os dias que Jesus foi crucificado, morreu e ressuscitou teriam sido numa sexta, sábado e domingo sendo estes dias considerados dias santos pela igreja católica e dias onde prevalece a reflexão sobre o sacrifício de Cristo.
Nas passagens de Mateus, Marcos, Lucas e João são retratados os últimos dias de Jesus na terra antes de passar pela crucificação e depois a sua morte na cruz.
O que é o simbolismo da origem da Sexta-feira Santa
A sexta-feira santa é um símbolo de gratidão e serve para ser um dia onde a lembrança do sacrifício de Cristo deve ser presente. O simbolismo na sexta-feira santa é similar ao simbolismo da páscoa onde Cristo é lembrado como o cordeiro que foi morto pelos pecados do mundo mas ressuscitou.
Quais tradições são comumente praticadas na origem da Sexta-feira Santa pelos fiéis?
Na sexta-feira santa ocorrem vários eventos culturais ao redor do país com danças, peças de teatro representando a via-sacra (o caminho que Cristo fez até a cruz), procissões, dentre outras atividades.

A igreja recomenda que neste dia as pessoas estejam em constante reflexão sobre o sacrifício de Cristo e também recomendam que sejam feitos alguns sacrifícios, como abrir mão da carne vermelha, fazer algum tipo de jejum, etc.
Por que não comer carne na origem da Sexta-feira Santa?
Embora a sexta-feira santa seja um pouco antes do domingo de páscoa e na festa tradicional dos judeus fosse uma tradição e uma ordenança de Deus que se matasse um cordeiro para ser comido em celebração à libertação do povo de Israel, a Igreja Católica compreende que o ato de não comer carne na sexta-feira santa é um ato de sacrifício e respeito em relação ao sangue de Cristo derramado na cruz pelos pecados.
Qual importância econômica da origem da Sexta-feira Santa?
Embora seja um evento de origem religiosa, a sexta-feira santa possui uma importância econômica, pois o consumo de carne é reduzido nesta data e muitos países celebram a data muitas vezes até em jejum completo.
Com a comemoração da data, há uma movimentação muito grande para a compra de peixes desta forma, movimentando o mercado da carne branca e facilitando a vida de trabalhadores e comércios.
A sexta feira santa não é celebrada apenas em um dia mas existe a semana santa onde os pratos do dia são diferenciados.
A alta procura destes elementos (o peixe,o pão, dentre outras comidas típicas) auxilia no crescimento do mercado desta forma, confere à data uma importância econômica pois com o aumento da demanda, os grandes e pequenos mercados podem crescer e faturar e isto mobiliza a economia.
Se você gosta de saber sobre a origem das coisas, continue acompanhando nossos artigos!
2 comentários em “Conheça a origem da Sexta-feira Santa e sua representação religiosa!”