Descubra a Origem da roda e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre a ferramenta, leia aqui!
Apesar de ser uma das maiores invenções da história da humanidade, a origem da roda é desconhecida pela maioria das pessoas. Presente no nosso dia a dia, em coisas como bicicletas, carros, ônibus ou motocicletas, a roda se tornou algo indispensável para a sociedade.
A origem da roda é muito mais antiga do que imaginamos, tendo sido uma importante ferramenta também para os povos antigos. Mas qual é realmente a origem da roda? Confira o texto até o final e conheça a origem da roda e sua importância na sociedade atual.
Qual a origem da roda?
Não podemos afirmar quem criou ou o ano exato em que foi criada a roda, mas segundo alguns especialistas, com base em achados nas escavações arqueológicas, a origem da roda foi na mesopotâmia, por volta de 3.500 a.C.

No entanto, a ideia foi aprimorada por povos egípcios que já fabricavam rodas com quatro raios nos aros e de estrutura leve. Desde então, a roda passou a servir para diferentes finalidades, mas seu desenho teve pouca alteração ao longo dos séculos. Só em meados de 1870 os raios passam a ser feitos de material metálico e cerca de uma década depois, inventam a roda pneumática.
História da roda
A primeira roda feita era de madeira, por conta do seu material, ela era extremamente pesada e os mesopotâmios acrescentaram ao círculo externo vários pregos de cobre que tinha o intuito de proteger a madeira do atrito com a estrada. Para facilitar o controle e deixar a roda ainda mais veloz, foram feitas aberturas, dando origem a roda com raios. Esse tipo foi aprimorado pelos persas, que também adicionaram um círculo metálico à roda.
Em 1790, a primeira bicicleta foi inventada, com a ideia de pôr uma roda atrás da outra, porém, ela só andava em linha reta. Em 1818, a roda da bicicleta foi aperfeiçoada, ganhando a capacidade de virar para a esquerda e direita.
Com seu movimento giratório, além de ser usada para transportar coisas, a roda começou a fazer parte de ferramentas como guindastes e moinhos. Já nos automóveis antigos, as primeiras rodas foram feitas de madeira, depois passaram a ser feitas de arame e, por fim, começaram a ser produzidas as rodas de aço, que eram mais leves e possuíam maior resistência. Até que chegaram as rodas pneumáticas ou pneus, como conhecemos.
Qual a importância da roda?
Mesmo tendo sido uma invenção muito simples, a roda é uma das invenções mais importantes da história humana. Com ela, os povos antigos conseguiram transformar uma tarefa pesada, como transportar coisas, para algo fácil e simples de ser feito. Isso contribuiu para o desenvolvimento desses povos, que fizeram das suas aglomerações, grandes cidades.

Mas, além de ser importante para os povos antigos, a roda continua sendo algo fundamental para nós hoje. Praticamente qualquer tipo de máquina que existe necessita da roda para funcionar, mesmo que não seja visível, pode ter certeza que na sua estrutura interior vai ter uma roda fazendo a máquina se movimentar.
Qual material usado na roda?
Vários materiais podem ser usados na fabricação das rodas. Como vimos, na origem da roda ela era feita de madeira, mas isso ficou para trás. Atualmente as rodas podem ser feitas de alumínio, ferro fundido, aço, polímero e aço inoxidável.
Isso vai depender de onde a roda será usada. Em carros e motos, por exemplo, o tipo de roda mais usado é o de alumínio. Já a roda dos carrinhos de supermercado é fabricada com polímero, por conta de sua resistência e existem até rodinhas de silicone para skates e cadeiras de escritório.
Como são testados?
Antes de chegarem ao seu destino, as rodas passam por uma série de testes para confirmar sua eficiência. As rodas são expostas a temperaturas diferentes e pressionadas de várias formas, para verificar a sua resistência e saber qual o seu limite.
Ao conhecer a origem da roda, podemos ter uma noção maior de sua importância, pois sem essa invenção, a humanidade não teria conseguido se desenvolver tão rapidamente, atingindo o nível tecnológico que tem hoje.
2 comentários em “Saiba a origem da roda e qual a sua importância nas nossas vidas!”